Por Kleber Karpov
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) intensificou a conscientização de pais e responsáveis sobre os riscos da neutropenia febril em pacientes oncológicos (28/Dez), em Brasília. A iniciativa, denominada Hora Dourada, reforça que o atendimento hospitalar deve ser iniciado em até 60 minutos após o início da febre para evitar o agravamento de infecções em crianças imunossuprimidas pelo tratamento quimioterápico.
A unidade de saúde distribuiu termômetros e calendários para monitoramento térmico rigoroso durante as atividades da campanha. Por não possuir serviço de emergência convencional, o hospital utiliza a metodologia do “cartão vermelho”. O sistema funciona como uma sinalização de risco que garante o acesso imediato à assistência especializada em qualquer horário, permitindo que a equipe de onco-hematologia inicie o protocolo técnico de forma célere.
A mãe de uma paciente de oito anos, Shalma Araújo, relatou que segue as orientações da equipe para evitar complicações maiores. Ela afirmou que busca o hospital assim que percebe o estado febril da filha para prevenir quadros de pneumonia silenciosa.
Apoio e conscientização
A equipe técnica do HCB estendeu as ações educativas para a Casa de Apoio da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Por meio de peças teatrais e orientações diretas, profissionais de saúde instruíram as famílias sobre o manejo correto da temperatura e a importância do deslocamento rápido para a unidade hospitalar.
Rayana Ursulino, mãe de um paciente de quatro anos, destacou a rede de apoio entre os familiares. Ela explicou que orienta outras mães recém-chegadas ao tratamento sobre a impossibilidade de aguardar a melhora dos sintomas em casa.
“A gente sempre se ajuda. Quando sei que outra criança está mais quentinha, já falo para a mãe levar logo para o hospital, não ficar esperando”, disse Rayana Ursulino.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












