Por Kleber Karpov
O Banco de Brasília (BRB) encerrou o ano de 2025 com a ampliação de sua atuação em 36 programas sociais e na gestão de mobilidade urbana no Distrito Federal. Sob a coordenação do presidente Nelson Antônio de Souza, a instituição movimentou mais de R$ 3 bilhões em pagamentos neste ciclo de 24/Dez. A estratégia buscou consolidar o papel do banco no desenvolvimento econômico regional e na manutenção de equipamentos públicos.
Para atender a cerca de 400 mil estudantes, o banco lançou o Cartão Uniforme Escolar com crédito de R$ 283 por aluno. A medida beneficiou mais de 280 mil famílias brasilienses por meio da aquisição de vestuário pedagógico obrigatório. A instituição também implementou os cartões Ração e Castração para apoiar projetos de proteção animal em todo o território do Distrito Federal em 24 de dezembro.
“Atuamos lado a lado com o GDF para ampliar políticas públicas e oferecer serviços que fazem diferença na vida das pessoas. Essa é uma missão que assumimos com orgulho e responsabilidade”, afirmou Nelson Antônio de Souza. O gestor destacou que o banco atingiu a marca histórica de programas operacionalizados que beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade.
Mobilidade e reconhecimento
No setor de transportes, o BRB Mobilidade registrou 1,9 bilhão de acessos ao longo do período anual. O programa Passe Livre — Transporte por Elas garantiu deslocamento ilimitado e seguro para mulheres com o uso de tecnologia de biometria facial. O sistema de pagamento por aproximação atingiu a marca recorde de 27,8 milhões de embarques no sistema público de transporte.
A reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília marcou o retorno da capital ao calendário do automobilismo nacional com a realização da Stock Car. O espaço, que permaneceu fechado por quase 11 anos, passou por reformas sob coordenação direta da diretoria do banco. A próxima etapa das obras deve prever a construção de centros médicos e torres de controle no primeiro semestre de 2026.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











