Por Kleber Karpov
Gestores da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) participaram, nesta semana, da 80ª edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), em Goiânia. O evento debateu os desafios da implementação da Reforma Tributária e serviu de palco para a apresentação de novas tecnologias desenvolvidas na capital federal para o combate à evasão fiscal.
Sob o tema “Novo Ciclo da Tributação”, o encontro reuniu especialistas para discutir a transição para o novo modelo, que prevê a extinção do ICMS e do ISS e a criação dos impostos agregados IBS e CBS. O secretário-executivo de Fazenda da Seec-DF, Anderson Roepke, destacou a importância da troca de experiências entre os entes federativos. “Fomos trocar experiências para que a transição seja prática e eficiente para todos”.
O Distrito Federal possui uma particularidade administrativa por acumular competências estaduais e municipais. Essa característica exige adaptações específicas para a cobrança experimental do IBS, prevista para iniciar em janeiro do próximo ano.
Inovação na fiscalização
Durante o evento, auditores fiscais da Seec-DF apresentaram o Sistema Eletrônico de Fiscalização Tributária em Trânsito (Sefit). A ferramenta foi exposta por Hermógenes Boccanera, responsável pelo projeto, e Silvino Nogueira Filho, coordenador de Fiscalização Tributária.
A solução tecnológica integra câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para leitura de placas e balanças do tipo WIM, capazes de pesar caminhões em movimento. O sistema conecta-se a um aplicativo que gera alertas fiscais instantâneos para a Subsecretaria da Receita.
O objetivo é monitorar mercadorias que entram, saem ou circulam no DF em tempo real. A medida visa reduzir custos operacionais, aumentar a arrecadação e promover a justiça fiscal por meio do combate à sonegação.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










