Por Kleber Karpov
Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizaram uma visita técnica à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), nesta segunda-feira (24/Nov). O objetivo da comitiva foi monitorar e avaliar a execução de projetos custeados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), com foco na aplicação dos investimentos em infraestrutura e valorização profissional.
A agenda incluiu uma inspeção às obras da nova sede da SSP-DF, atualmente em construção, e às instalações do Centro de Atendimento Biopsicossocial (CAB). No período da tarde, o grupo conheceu equipamentos das forças de segurança. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou a relevância da cooperação entre os entes federativos.
“É imprescindível que o DF e o governo federal estejam alinhados, para que possamos entregar estruturas de qualidade, modernas, que valorizem o profissional de segurança pública e sirvam à sociedade”, afirmou Sandro Avelar.
O gestor ressaltou que a atual administração do FNSP contribui para destravar processos antigos, o que permite o avanço célere de obras e projetos. Segundo Avelar, o CAB já atende servidores e representa um marco na política de acolhimento e qualidade de vida dos agentes.

Gestão de recursos
A diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, reforçou que a visita integra as ações de monitoramento técnico para assegurar a correta utilização das verbas. Ela apontou o Distrito Federal como referência na execução das propostas financiadas.
“No espaço de um ano, o que era apenas terra se transformou em um prédio moderno e acolhedor, alinhado ao projeto de pertencimento do profissional de segurança pública. É uma alegria ver o recurso do Fundo tão bem aplicado, beneficiando pessoas que colocam sua vida em risco para proteger a nossa”, disse Camila Pintarelli.
O secretário-executivo de Gestão Integrada, Thiago Costa, avaliou que o acompanhamento presencial fortalece o ciclo de gestão dos investimentos. Para ele, a parceria garante que os recursos federais se convertam em estruturas funcionais para os servidores e para a população.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










