19.5 C
Brasília
05 dez 2025 01:37

Ibaneis Rocha incentiva 2 mil estudantes em aulão final do GDF para o Enem

Encontro gratuito em Vicente Pires encerra primeira edição do programa PreparaçãoDF da Sedet-DF

Por Kleber Karpov

O governador Ibaneis Rocha participou neste sábado (15/Nov) do aulão “Preparação Final Enem”. O evento reuniu cerca de 2 mil estudantes no Arena Hall, em Vicente Pires. A iniciativa marcou o encerramento da primeira edição do programa PreparaçãoDF. O projeto, sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), visa o preparo dos jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O governador Ibaneis Rocha elogiou a iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF). “Quando conheci este programa, achei simplesmente maravilhoso, porque oferece oportunidade aos nossos alunos da rede pública, com quem temos trabalhado intensamente ao longo desses sete, quase oito anos de governo”, disse Ibaneis Rocha.

Oportunidade e preparação para o sucesso

O governador aproveitou o encontro para incentivar os estudantes. Ele citou a sua própria trajetória ao reforçar o poder transformador da educação. “O estudo mudou a minha vida e pode mudar a vida de cada um de vocês. Competência vem da dedicação e a oportunidade aparece quando estamos preparados. Acreditem na força que carregam e no potencial que têm para vencer, independentemente da origem ou da condição financeira”, concluiu Ibaneis Rocha.

O curso preparatório para o Enem e vestibulares atendeu gratuitamente 5 mil estudantes. O curso foi distribuído em 240 horas-aula nos polos de Ceilândia, Taguatinga, Asa Sul, Planaltina e Gama. Os participantes receberam um kit educacional completo, uniforme, lanche diário, transporte gratuito e certificado de conclusão.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, explicou que a ideia para o PreparaçãoDF nasceu de uma demanda dos próprios alunos.

“Nós fizemos uma pesquisa com os alunos, principalmente aqueles que já estavam prestes a entrar no mercado de trabalho e a grande demanda e o grande sonho deles era entrar em uma universidade, fazer um curso superior. Daí nasceu essa ideia do PreparaçãoDF, que facilita o acesso desses alunos ao ensino superior”, afirmou Thales Mendes.

Reforço e dicas estratégicas

O aulão final, promovido em parceria com a Cognus Prevest, ofereceu transporte gratuito a partir de pontos estratégicos do DF. Mais que uma revisão final, o encontro funcionou como um momento de descompressão para os candidatos, com orientações e dicas estratégicas, especialmente na área de Exatas.

Thales Mendes destacou que o curso tem sido bem-sucedido nas previsões. “Conseguimos na última semana acertar o tema da redação do Enem. Tivemos alunos que acertaram mais de 75% das questões objetivas da última prova. Agora, nesta semana das exatas, a gente espera acertar também algumas questões”, acrescentou o secretário.

A estudante Thamires Torres, de 36 anos, candidata a uma vaga em Enfermagem, elogiou a iniciativa. “O curso foi maravilhoso. Os professores são excelentes, fui muito bem recebida. Nós tivemos a semana inteira de preparação e agora esse aulão vai complementar. Estava 90% preparada, agora estarei 100%”, contou Thamires Torres.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ibaneis Rocha, Enem, PreparaçãoDF, Sedet-DF, Educação

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...