Por Kleber Karpov
O Banco de Brasília (BRB) alcançou dois marcos financeiros (12/Nov). A instituição registrou mais de R$ 1 bilhão em transações por meio de cartões de crédito em outubro. Já em novembro, o banco superou o recorde de 1 milhão de cartões de crédito ativos. Os resultados consolidam a posição do BRB entre os principais operadores do setor no país.
Os números decorrem da transformação da instituição, que deixou de operar apenas regionalmente para se estabelecer em nível nacional. O banco se apresenta como uma instituição completa e digital. Os cartões são apontados como principais vetores de relacionamento e fidelização de clientes.
As compras em supermercados, mercearias, padarias e lojas de conveniência se destacam no volume transacionado. Na sequência, aparecem despesas com assistência médica, odontológica e do setor automotivo. Do total, 66,6% das operações ocorreram com cartão físico ou por aproximação, enquanto 33,5% foram compras online.
Portfólio e benefícios
O portfólio de cartões do BRB combina soluções para diferentes segmentos. As opções incluem desde o cartão Connect, isento de anuidade e com cashback (ressarcimento de parte do valor) de até 1%, até o BRB Visa DUX. O DUX é voltado para a alta renda e foca em benefícios, acúmulo de pontos e serviços para viagens.
A estratégia digital é integrada ao super aplicativo do banco. Os cartões de alta renda oferecem acesso a salas VIP em aeroportos no Brasil e exterior. Também incluem serviços como concierge 24 horas, seguros de viagem, proteção em compras e vantagens em hotéis, locadoras e restaurantes.
O banco ampliou os benefícios por meio de parcerias com programas de fidelidade, como Livelo, Dotz e TAP Miles&Go. As compras geram pontos que podem ser trocados por viagens, produtos ou serviços.
Soluções para o varejo
A modalidade BRBPAY, voltada para lojistas, também ganha espaço. A solução oferece máquinas com ferramentas para restaurantes, controle de estoque e vendas integradas. A plataforma utiliza taxas competitivas e liquidação ágil.
“Os números mostram que estamos no caminho certo, com uma operação sólida, inovadora e alinhada às necessidades do mercado. Ao combinar uma jornada cada vez mais digital com benefícios tangíveis, como salas VIP, programas de pontos, parcerias e experiências únicas, os cartões BRB se consolidam como uma das principais portas de entrada e fidelização no nosso ecossistema financeiro. Assim, fortalecemos a marca BRB em todo o país e avançamos entre as principais operações de cartões do Brasil”, afirma Costa.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










