Por Kleber Karpov
O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta quarta-feira (12), a usina fotovoltaica do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Com investimento de R$ 13,6 milhões, a nova estrutura deve proporcionar uma economia de R$ 3,7 milhões por ano, valor que deve ser revertido para a aquisição de equipamentos e insumos da própria unidade.
Investimento e sustentabilidade
A primeira-dama e madrinha do HCB, Mayara Noronha Rocha, afirmou que a instalação reforça o compromisso do governo com a sustentabilidade. “A iniciativa alia a preocupação ambiental à responsabilidade econômica, permitindo que a economia gerada seja revertida em investimentos no próprio hospital”, disse.
O secretário da Saúde, Juracy Lacerda, detalhou que o retorno do investimento é previsto em menos de cinco anos. Ele destacou que a redução de custos, estimada em até 80%, deve ser aplicada em infraestrutura, o que reflete na qualidade do atendimento.
Lacerda acrescentou que o GDF possui um planejamento amplo para a instalação de usinas semelhantes em outras unidades de saúde, alinhando a gestão à eficiência energética.
Estrutura e operação
A usina é composta por 5.300 placas solares conectadas à rede de distribuição local. As estruturas foram instaladas estrategicamente nos estacionamentos e telhados do hospital, cobrindo uma área total de 7.616 metros quadrados.
Segundo a diretora executiva do HCB, Valdenize Tiziane, o projeto foi elaborado para não interferir na assistência. “As estruturas instaladas ali geram energia e, ao mesmo tempo, proporcionam sombreamento, protegendo do sol. Foi um ótimo aproveitamento do espaço”, afirmou a diretora.
A presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Ilda Peliz, classificou a usina como um ganho ambiental e assistencial. “É muito importante termos uma energia sobre a qual temos controle, que não vai faltar, porque o sol não falta”, acrescentou Peliz.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










