Por Kleber Karpov
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) deve aplicar um esquema especial de transporte público para a aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (9). A ação deve incluir o reforço nas linhas de ônibus e a gratuidade nas tarifas para os candidatos, com o objetivo de facilitar o acesso aos locais de prova e evitar atrasos. As provas devem ser aplicadas em 27 unidades da Federação.
O objetivo principal da Semob-DF deve ser garantir que os candidatos possam chegar aos centros de aplicação do exame com tranquilidade. O planejamento deve levar em conta o trânsito intenso, que pode ser agravado pela previsão de chuvas. Os órgãos de segurança e mobilidade devem recomendar que os estudantes saiam de casa com antecedência, já que os portões devem fechar pontualmente.
Operação especial de ônibus e metrô
O reforço na frota deve ser determinado pela Semob-DF e deve incluir mais ônibus nas linhas que passam pelos centros de prova em todas as regiões administrativas do DF. O acréscimo de viagens deve ocorrer duas horas antes do início do exame e duas horas após o término.
A gratuidade nas passagens deve ser válida tanto para o serviço de ônibus quanto para o metrô. Os candidatos devem poder embarcar e desembarcar nos coletivos e nas estações de metrô de forma gratuita no dia da prova, podendo apresentar o cartão de acesso ou a confirmação de inscrição no Enem para usufruir do benefício, caso seja solicitado.
Segurança e orientações
O esquema especial deve ser complementado pelo reforço na segurança pública. A Polícia Militar (PMDF) e o DF Legal devem atuar para garantir a ordem nas imediações dos locais de prova. O policiamento deve acompanhar o deslocamento das provas, junto aos Correios, garantindo a segurança em todo o trajeto.
O tenente-coronel Keldison de Souza, representante da Secretaria da Segurança Pública, deve alertar os candidatos para as condições climáticas. O oficial afirmou que, com a previsão de chuva para o fim de semana, os estudantes devem se planejar para evitar atrasos.
“Nosso objetivo é garantir que o dia de prova possa transcorrer com total segurança e tranquilidade, tanto para os candidatos quanto para os servidores envolvidos”, concluiu Keldison de Souza.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










