18.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:09

Corrida da Esperança colore a Esplanada em apoio a pacientes com câncer

Primeira edição reuniu centenas de participantes em um movimento de solidariedade e fé, com renda revertida para projetos da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov

A 1ª Corrida da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) reuniu centenas de participantes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na tarde deste sábado (18/Out). O evento, que contou com percursos de caminhada (2,5 km) e corrida (5 km e 10 km), teve como objetivo arrecadar fundos e promover a solidariedade em apoio a pacientes oncológicos.

Emoção e Solidariedade

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília (RFCC), Larissa Bezerra, destacou o propósito do movimento. “Cada passo dado foi um gesto de amor e solidariedade. Ver tantas pessoas unidas por essa causa é emocionante. Hoje, não corremos por nós mesmos, corremos por cada paciente que precisa de acolhimento, força e esperança”, destacou Larissa Bezerra.

Entre os participantes estava Iraci Santos, paciente em tratamento há nove anos, que cruzou a linha de chegada emocionada. “Estou muito feliz. Vim representando todos os pacientes oncológicos. Foi emocionante correr com as minhas amigas. Sempre fui muito bem acolhida no Hospital de Base. Só tenho a agradecer por esse momento e a todos os voluntários da Rede e do IgesDF”.

O voluntário Thaylo Regis, que auxiliou na organização, comemorou o resultado do evento. “Esse era um sonho antigo que hoje se tornou realidade. Foi o resultado do esforço de todos — voluntários, parceiros e patrocinadores”, afirmou.

Famílias, pacientes e colaboradores se uniram no evento. Muitos vestiram rosa ou usaram camisetas com frases de apoio. Após o percurso, o público teve acesso a uma programação com ações de saúde, espaço de convivência e apresentações musicais.

Iraci Santos, paciente em tratamento há nove anos: “Estou muito feliz. Vim representando todos os pacientes oncológicos. Foi emocionante correr com as minhas amigas” – Fotos: Alberto Ruy/IgesDF

Do Esporte à Esperança

Toda a renda arrecadada com as inscrições foi revertida para os projetos da Rede Feminina. A instituição apoia pacientes oncológicos com a doação de kits de higiene, lenços, perucas, lanches, cestas básicas e a realização de oficinas de autoestima.

“A primeira corrida da Rede foi feita com muito amor e dedicação. Nasceu da base construída pela minha mãe, Verinha, e pela dona Tereza, que também já foi presidente da Rede. Escolhemos o mês de outubro, quando se reforça a prevenção do câncer de mama, para unir esporte, solidariedade e conscientização. Nossa maior vontade com essa corrida é despertar o ato voluntário e o desejo de ajudar o próximo”, completou Larissa Bezerra.

Um Legado de Gerações

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília foi fundada por Verinha Bezerra, mãe de Larissa. Após ser diagnosticada com câncer, ela iniciou o projeto de voluntariado há mais de duas décadas. O grupo começou com visitas a pacientes em hospitais, oferecendo conforto e lenços.

Com o tempo, o grupo cresceu e firmou parcerias com o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), instituições públicas e empresas privadas. Verinha Bezerra faleceu em setembro de 2024, deixando um legado de empatia.

“Minha mãe nos ensinou que o cuidado não se limita ao tratamento médico, ele também mora na escuta, no abraço e na fé. A Rede existe para perpetuar esse olhar humano e acolhedor”, afirmou Larissa Bezerra.

A organização planeja incluir a corrida no calendário anual de eventos solidários do DF, ampliando o alcance das ações de voluntariado.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...