CPNU 2 : Ministério moderniza processo de identificação para prova de domingo (5)

CPNU 2 aceita e-Título, CNH Digital e RG em aplicativos oficiais GOV.BR

Por Kleber Karpov

A prova objetiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), marcada para este domingo, 05/Out, contará com uma novidade da transformação digital promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Em conformidade com o edital, documentos eletrônicos oficiais serão aceitos para a identificação dos candidatos, desde que apresentados nos aplicativos com login GOV.BR e respeitando os requisitos previstos. Esta medida confere modernidade ao processo seletivo, mantendo a segurança e a equivalência entre candidatos.

De acordo com o edital do CPNU 2, os documentos digitais permitidos são: e-Título (título de eleitor digital), Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) e a Carteira de Identidade Digital (quando disponível oficialmente pelo estado emissor).

É crucial que os candidatos saibam que os documentos devem ser exibidos exclusivamente nos aplicativos oficiais com o login GOV.BR. Não serão aceitos capturas de tela, PDFs, fotos ou cópias digitais. Além disso, o documento deve conter foto legível e estar em condições de permitir a identificação. Os candidatos devem garantir que seus dispositivos eletrônicos estejam com bateria suficiente para exibir o documento no momento da entrada no local de prova.

Níveis da Conta GOV.BR

A conta GOV.BR é o meio de identificação digital do cidadão para acessar serviços públicos federais, documentos digitais e realizar autenticações. A conta possui diferentes níveis de segurança e confiabilidade:

  • Nível Bronze: Acesso inicial, com funcionalidades restritas.
  • Nível Prata: Permite acesso a serviços mais sensíveis e apresentação de documentos digitais mais robustos.
  • Nível Ouro: Nível máximo de segurança e acesso pleno às funcionalidades digitais, serviços e informações do Brasil.

Para subir de nível, o usuário pode realizar verificação por meio de reconhecimento facial, validação com contas bancárias credenciadas ou comprovação de identidade nos canais oficiais. A ironia neste processo é que, para provar quem você é digitalmente, precisa passar por uma série de etapas burocráticas no mundo real, provando que a digitalização do Estado, como se esperava, ainda caminha a passos lentos e cheios de travas.

Acompanhe todas as informações oficiais na página do Concurso Público Nacional Unificado: Link 



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Celina Leão entrega centro de referência para estudantes com autismo em Taguatinga Norte

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Enfermeira de UTI do DF morre após reação alérgica a camarão em Portugal

Por Kleber Karpov A enfermeira brasiliense Amanda Marinho Nascimento, de...

Leandro Grass planeja decretar emergência na saúde pública e nomear enfermeiros no DF

Por Kleber Karpov O candidato ao Governo do Distrito Federal...

Quaest nacional: Flávio tem 45% e Lula marca 44% a quatro dias do segundo turno

Por Kleber Karpov Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por Kleber Karpov O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Governo propõe PEC para tarifa zero no transporte em fins de semana e feriados com verba de emendas

Por Kleber Karpov O Palácio do Planalto encaminhou ao Congresso...

Destaques

Celina Leão entrega centro de referência para estudantes com autismo em Taguatinga Norte

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Enfermeira de UTI do DF morre após reação alérgica a camarão em Portugal

Por Kleber Karpov A enfermeira brasiliense Amanda Marinho Nascimento, de...

Leandro Grass planeja decretar emergência na saúde pública e nomear enfermeiros no DF

Por Kleber Karpov O candidato ao Governo do Distrito Federal...

Convenção coletiva garante reajuste salarial e benefícios a técnicos em enfermagem da rede privada do DF, avisa Jorge Vianna

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Vianna anunciou, nesta...

Quaest nacional: Flávio tem 45% e Lula marca 44% a quatro dias do segundo turno

Por Kleber Karpov Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira...