Por Kleber Karpov
O Estado de Goiás alcançou a segunda posição no Índice de Transparência e Governança Pública 2025, divulgado nesta terça-feira (30/Set) pela ONG Transparência Internacional – Brasil. Com 93,4 pontos e a classificação “Ótimo”, o governo goiano subiu três posições em relação à avaliação anterior, consolidando-se como um dos mais transparentes do país, atrás apenas do Espírito Santo.
O levantamento, que avalia os 26 estados e o Distrito Federal, analisa oito dimensões de transparência. Goiás superou 90 pontos em sete delas e obteve a pontuação máxima em três categorias: Legal, Transformação Digital e Dados. O salto de 83 para 93,4 pontos reflete o aprimoramento contínuo no acesso à informação ao cidadão.
Pontos de destaque
O relatório da ONG destaca o desempenho goiano e aponta os principais avanços. “O Governo de Goiás está entre os seis estados que alcançaram um nível de transparência ‘ótimo’, demonstrando maturidade na maior parte dos indicadores avaliados”, afirma o documento.
Entre os pontos positivos citados, estão a existência de normas sobre interações com grupos de interesse, proteção ao denunciante, sistema completo de agendamento digital de serviços públicos, laboratório de inovação para políticas de transparência e a publicação de Planos de Dados Abertos.
Desempenho contínuo
O resultado reforça o desempenho consistente do Estado na área. Em 2024, Goiás foi o primeiro e único estado a atingir 100% na avaliação anual de transparência pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Com o selo diamante, nível mais alto da avaliação, o estado se consolidou como referência em governança e responsabilidade na administração pública.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










