20.5 C
Brasília
07 mar 2026 01:51

SUS amplia acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos

Medida visa ampliar detecção precoce do câncer de mama e modernizar tratamento

Por Kleber Karpov

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (23/Set) a ampliação do acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres na faixa de 40 a 49 anos, mesmo sem a apresentação de sinais ou sintomas de câncer. A medida, que busca fortalecer a detecção precoce da doença, permite que o exame seja realizado sob demanda, a partir de uma decisão conjunta entre a paciente e o profissional de saúde.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações anunciadas pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para melhorar o diagnóstico e a assistência oncológica no país. Mulheres nessa faixa etária, que concentra 23% dos casos de câncer de mama, enfrentavam dificuldades para realizar o exame na rede pública sem histórico familiar ou sintomas prévios. Em 2024, mamografias em pacientes com menos de 50 anos já representaram 30% do total de mais de 1 milhão de exames.

“Garantir a mamografia a partir dos 40 anos no SUS é uma decisão histórica. Estamos ampliando o acesso ao diagnóstico precoce em uma faixa etária que concentra quase um quarto dos casos de câncer de mama. Enquanto alguns países erguem barreiras e restringem direitos, o Brasil dá o exemplo ao priorizar a saúde das mulheres e fortalecer o sistema público”, afirmou Padilha.

Outra alteração importante foi a ampliação da idade para o rastreamento ativo, no qual o exame é solicitado preventivamente a cada dois anos. O limite, que era de 69 anos, passa a ser de 74 anos, considerando que o envelhecimento é um fator de risco e quase 60% dos casos ocorrem entre os 50 e 74 anos.

Atendimento móvel e especialistas

Em outubro, como parte da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Ministério da Saúde iniciará uma grande mobilização com 27 carretas de saúde da mulher em 22 estados. A ação, inserida no programa Agora Tem Especialistas, visa reduzir o tempo de espera por consultas e exames no SUS. As unidades móveis oferecerão mamografia, ultrassonografia, biópsia de mama, colposcopia e consultas, com uma expectativa de realizar até 120 mil atendimentos, a um investimento de R$ 18 milhões.

O governo também anunciou a aquisição de 60 kits de biópsia de alta tecnologia, com investimento de R$ 120 milhões. Os equipamentos, que utilizam imagem 2D e 3D, prometem maior precisão diagnóstica, reduzindo a necessidade de repetição de procedimentos.

Novos medicamentos no SUS

A partir de outubro, o SUS incorporará medicamentos mais modernos para o tratamento do câncer de mama. Um deles é o trastuzumabe entansina, para casos em que a doença persiste após a quimioterapia inicial. O outro grupo são os inibidores de ciclinas (abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe), para pacientes com câncer em estágio avançado ou metastático.

“Estamos incorporando medicamentos de última geração ao SUS, com negociações que garantiram até 50% de desconto. Isso significa que milhares de mulheres terão acesso a terapias modernas, que em outros países só chegam a quem pode pagar. Essa é a diferença de um sistema universal: aqui, saúde é direito e não privilégio”, concluiu o ministro.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...