18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:29

Grátis: Santa Maria e Gama terão apresentações gratuitas de circo

Com apoio do FAC, projeto realizou cerca de oito meses de aulas no Instituto Federal de Brasília, que resultaram no espetáculo ‘Além das palavras’

Santa Maria e Gama vão receber apresentações gratuitas do projeto Intervenções de Circo Social. O espetáculo Além das palavras será apresentado em Santa Maria neste sábado (25), às 19h, e em 2 de dezembro no Gama, no mesmo horário. O projeto conta com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), sendo também apoiado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).

As oficinas do projeto Intervenções de Circo Social trabalharam habilidades como malabares, equilíbrio, pirâmides humanas e acrobacias circenses | Foto: Divulgação/Matheus Alves

As apresentações serão no Ginásio do IFB Planaltina, no Centro de Educação Profissional de Santa Maria (QR 119 – próximo ao BRT) e no Ginásio do IFB Gama (Rodovia DF 480, Lote 1 – Ponte Alta Norte). A classificação indicativa é livre.

O projeto Intervenções de Circo Social promoveu gratuitamente oito meses de aulas ao longo de 2023 no Instituto Federal de Brasília, polo do Gama, para cerca de 30 alunos. Os encontros, que ocorriam duas vezes na semana, culminaram na montagem de uma apresentação.

Os alunos participaram de todo o processo criativo em conjunto com os educadores. “Em nossa jornada de quase um ano de oficinas, nas quais trabalhamos tantas coisas tão profundas, esse grupo tinha muito o que falar. Costuramos todas as vontades, inspirações e montamos um espetáculo que usa esquetes circenses para explicar o significado de algumas palavras que tocaram os educandos durante as oficinas, sempre com muita poesia e sensibilidade”, explica a educadora do projeto, Adriana Linhares Drummond.

O coletivo Intervenções de Circo Social utiliza as técnicas circenses, integrando-as com um projeto pedagógico inspirado na educação popular de Paulo Freire. A iniciativa começou há dez anos e já atuou em comunidades do Rio de Janeiro, além de 12 países da África e Ásia. As oficinas foram realizadas por educadores capacitados nessa área, trabalhando habilidades como malabares, equilíbrio, pirâmides humanas e acrobacias circenses, dialogando com questões como melhora da autoestima, autossuperação, comunicação não violenta, coletividade e colaboração.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...