25.5 C
Brasília
14 jun 2024 20:14


Saúde institui programa de cuidados a populações vulneráveis

Portaria que regulamenta assistência foi divulgada nesta segunda-feira (27). Objetivo é realizar atendimentos em comunidades e áreas de difícil acesso

A Secretaria de Saúde (SES-DF) instituiu, nesta segunda-feira (27), o Programa Expedição Cuidar. Por meio da iniciativa, ações itinerantes passam a levar atendimento multiprofissional, exames laboratoriais, medicamentos da farmácia básica e outros procedimentos a populações vulneráveis. A Portaria nº 255 foi divulgada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

“Queremos oferecer serviços de assistência, prevenção e promoção à saúde em comunidades e regiões com maior dificuldade de acesso”, ressalta a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra França.

Trata-se de uma iniciativa que busca conectar programas de saúde itinerantes com as equipes de Saúde da Família, de Consultórios na Rua, de Saúde Bucal, de Práticas Integrativas e e-Multi. Segundo a coordenadora, as ações devem ser colocadas em prática ainda neste ano. “Estamos finalizando os preparativos logísticos e operacionais”, acrescenta.

Diretrizes

O Expedição Cuidar está alinhado aos princípios estabelecidos pela Lei Nacional nº 13.019/2014 e o Decreto Distrital nº 37.843/2016, que promovem a cooperação entre o poder público e as organizações da sociedade civil para alcançar finalidades de interesse público e recíproco.

A iniciativa se inspira ainda nas diretrizes do Programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar, que visa eliminar doenças socialmente determinadas até 2030, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever