Reforçando essa integração, a representante da Coordenação de Atenção Secundária e Integração de Serviço (Coasis), Isabela Araújo, destacou como o trabalho conjunto auxilia na redução de filas nas portas dos hospitais. “Hoje é um dia de discutir uma política pública com profissionais que estão na área fim. A importância da Atenção Secundária é que ela atua como auxílio para a Atenção Primária para evitar que o paciente aglutine nas portas dos hospitais para pedir socorro”, destacou.

Dados da região

Atualmente, a Região de Saúde Sudoeste conta com 52 equipamentos de saúde, sendo 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dois hospitais e outros 16 equipamentos da atenção especializada, como policlínicas e centros especializados. Além disso, há duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que auxiliam no cuidado. A Atenção Primária em Saúde (APS) – composta por 164 equipes de Estratégia Saúde da Família – possui a cobertura de 74% de todo o público.

A população da região é composta por mais de 880 mil pessoas, com 64% dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). A maior parte se concentra no Samambaia e Recanto das Emas, sendo esta a região mais vulnerável da região.