25.5 C
Brasília
14 jun 2024 18:38


Maio Amarelo: Mais de 41 mil brasilienses tiveram o fornecimento de energia interrompido por causa de colisões de veículos em postes

Dados são dos quatro primeiros meses do ano e mostram um crescimento de 144% nas trocas, quando comparado com o mesmo período de 2023

Ao longo do mês de maio, a Neoenergia Brasília promove ações de conscientização e marca presença no movimento Maio Amarelo, uma iniciativa para reduzir o número de acidentes de trânsito. Nos quatro primeiros meses de 2024, a distribuidora realizou a substituição de 22 postes destruídos por colisões de veículos em todo o Distrito Federal – mais de cinco equipamentos trocados, por mês, em consequência de batidas de carros, de ônibus ou de caminhões. Esse número é 144% maior quando comparado com o mesmo período de 2023. Os dados são preocupantes, pois as ocorrências dessa natureza resultaram na interrupção do fornecimento de energia para mais de 41 mil brasilienses.

“Esse tipo de acidente impacta de forma significativa na interrupção do fornecimento na casa das pessoas. Isso porque, além de substituir os postes, na maioria das vezes, os nossos técnicos precisam reconstruir a rede elétrica destruída por conta da colisão, o que resulta em um serviço de alta complexidade e que demanda um tempo e esforço dos times”, explica George Denner, gerente de Desempenho do Negócio da Neoenergia Brasília.

Dependendo da gravidade da ocorrência, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção.

A troca de um poste custa, em média, R$ 5 mil, em materiais, além da mão de obra especializada. E para ampliar ainda mais esse trabalho e atender a alta demanda, a Neoenergia dobrou a quantidade de equipes e projeta aumentar em até 30% a quantidade de postes trocados em 2024 frente a 2023.

Ações educativas

Neoenergia realiza Ações Educativas de conscientização e orientações de segurança para a condução de veículos no trânsito de modo a reduzir o número de acidentes – Foto: Neoenergia

Ao longo do mês de maio, as equipes da Neoenergia Brasília realizaram mais de 1.000 blitzes educativas pelas ruas do Distrito Federal, com orientações de segurança para motoristas e motociclistas sobre a importância de se verificar itens de segurança antes de dirigir. Profissionais da distribuidora também estiveram em escolas da capital federal para falar sobre a importância da direção defensiva e os problemas provocados na rede elétrica em casos de acidentes.

Segurança

A Neoenergia enfatiza os cuidados que devem ser tomados durante um acidente com poste de energia. A principal orientação em casos de colisões é que, se cabos forem partidos e vierem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento das equipes da Neoenergia. As pessoas não devem se aproximar do local da batida. Com o impacto, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever