18.5 C
Brasília
20 jun 2024 02:19


Brasilienses reciclam mais de 2,5 toneladas de resíduos sólidos e geram descontos na conta de luz

Nos três primeiros meses do ano, o Projeto Vale Luz, da Neoenergia, beneficiou mais de 240 clientes do Distrito Federal

Usar materiais recicláveis como forma de conseguir descontos na conta de luz está se tornando uma prática cada vez mais comum no Distrito Federal. Nos primeiros três meses de 2024, o Projeto Vale Luz, da Neoenergia Brasília, recolheu 2,5 toneladas de resíduos sólidos e beneficiou mais de 240 brasilienses. Entre janeiro e março, a distribuidora gerou cerca de R$ 5 mil em créditos nas faturas dos clientes. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Esses números mostram que nosso trabalho de eficiência energética e educação ambiental está conquistando cada vez mais pessoas no DF”, afirma o supervisor do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Brasília, Daniel Sarmento. “Além de reduzir a poluição, promover o uso eficiente da energia e ampliar a descarbonização, o projeto reverte os resíduos recicláveis em descontos na fatura de energia, o que é muito importante para os nossos clientes”, finaliza Daniel Sarmento.

O material reciclável é depositado na máquina Retorna Machine, equipamento de venda reversa, atrelado ao Programa Triciclo de Benefícios, que coleta embalagens pós consumo e dá como retorno ao depositante diversos benefícios. A cada descarte, o usuário recebe uma pontuação, que pode ser transformada em desconto na própria conta de luz ou revertidas em doações para as entidades assistenciais cadastradas.

Todo o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio da leitura do código de barras que a máquina contabiliza os pontos. Cada usuário deverá estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo e poderá descartar até 25 embalagens por dia para converter o desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará a pontuação, batizada por ‘Tricoins’.

O usuário que depositar 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET em qualquer uma das máquinas, receberá sua pontuação que poderá ser resgatada por R$ 1 de desconto na conta de luz ou revertidos em doações paras as entidades assistenciais cadastradas no projeto.

Qualquer pessoa pode fazer a troca dos resíduos sólidos, mesmo aquelas que moram em áreas que não são atendidas pela Neoenergia. Nesse caso, elas terão a opção de doar a pontuação para uma das entidades assistenciais cadastradas pelo programa. O resgate dos tricoins pode ser realizado diretamente na máquina em que houve o descarte ou por meio do aplicativo (baixado, gratuitamente, no Google Play ou Apple Store) ou no site www.triciclo.eco.br.

Locais para a entrega de resíduos

Carrefour Bairro
Endereço:
 504/505 Bloco A

Carrefour Bairro
Endereço:
 402/403, Lote 01, BL A, Asa Sul

Carrefour Hipermercado
Endereço:
 SCEE/Sul, Lote B, Guará

Carrefour Hipermercado
Endereço:
 Rua Copaiba, Lote 1, Mezanino 1B, Norte, Loja 01, Águas Claras

Carrefour Bairro – Bom Motivo
Endereço:
 SHIS QI 13, Lago Sul

Carrefour Hipermercado
Endereço:
 Setor Terminal Norte, Lote J, Asa Norte – Boulevard Shopping

Metrô
Endereço:
 Estação Águas Claras

Conjunto Nacional
Endereço:
 Praça de Alimentação do Conjunto Nacional

Venâncio Shopping
Endereço:
 Setor Comercial Sul, Quadra 6, Asa Sul

Sesi Lab
Endereço:
 Setor Cultural Sul, Bloco A, Asa Sul

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever