Tratamento

Tumores no SNC possuem tratamento complexo e multidisciplinar. Em alguns casos, pode ser necessário procedimento cirúrgico para retirada do tumor ou de fragmento para biópsia. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece desde o acolhimento; cirurgia; diagnóstico radiológico; diagnóstico histopatológico; químio e radioterapia; e assistência social.

“A rede pública faz desde o diagnóstico com atendimento clínico e imagens, por meio de tomografia, ressonância e outros. O tratamento da lesão geralmente é cirúrgico e pode requisitar tratamento complementar com quimioterapia e radioterapia, se for indicado”, detalha o neurocirurgião Oton Lima.

Atendimento

Uma vez que sejam identificados sinais, a recomendação inicial é procurar ajuda médica, sendo que as portas de entrada são sempre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No entanto, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais regionais podem encaminhar os pacientes aos hospitais de referência para tratamento de câncer – o Hospital de Base (HB) e o HCB.

A equipe de atendimento é multidisciplinar, englobando oncologista, pediatra, neurocirurgião, anestesiologista, enfermagem, fisioterapeuta, neurofisiologista, nutricionista, odontológico, infectologista, patologista, neuro-radiologista e radioterapeuta.