26.5 C
Brasília
18 maio 2024 17:50


Residentes e multiprofissionais iniciam curso sobre controle de infecções hospitalares no DF

Capacitação tem como foco a Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

Por Luciane Paz

Teve início nesta quarta-feira (24) o II Curso de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), Medidas de Prevenção da Disseminação de Microrganismos Multirresistentes e Uso Racional de Antimicrobianos, no auditório da FEPECS/DF (Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – GDF). O curso, que se estende até quinta-feira (25), tem como público-alvo residentes médicos, além de multiprofissionais do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) e Secretaria de Saúde (SES-DF).

Emanuela Ferraz, diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, ressaltou a importância do treinamento para os residentes. “O treinamento é crucial para os residentes, pois oferece a oportunidade de adquirir habilidades práticas, conhecimento teórico e experiência clínica necessários para se tornarem profissionais competentes e confiantes em suas áreas”, destacou Emanuela.

Dr. Julival Ribeiro, médico infectologista no treinamento sobre infecções hospitalrares –  Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

A abertura do evento contou com a presença do superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio, Rogério Nóbrega, Coordenador da Residência Médica do IgesDF, Dr. Julival Ribeiro, médico infectologista, e Inocência Rocha Fernandes, diretora-executiva da Fepecs.
Guilherme Porfírio enfatizou a importância dos residentes no HBDF. “Vocês residentes integram nossa equipe e são o corpo robusto que temos no Hospital de Base. Aproveitem o curso, pois estamos no maior e melhor hospital do Centro-Oeste”, ressaltou. Ele também mencionou um projeto, em parceria com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, visando reduzir o número de transmissões evitáveis para pacientes hospitalares.

O curso, com carga horária de 17 horas, tem como objetivo promover a capacitação profissional em prevenção e controle de IRAS e Medidas de Prevenção da Disseminação de Microrganismos Multirresistentes e Uso Racional de Antimicrobianos. A programação inclui conteúdos atuais e discussões de exemplos concretos sobre boas práticas, legislação sanitária vigente e políticas públicas relacionadas ao tema.

Os participantes serão capacitados para diagnosticar, planejar, implementar, controlar e prevenir a ocorrência de IRAS em serviços de saúde. Além de desenvolver habilidades de prevenção da disseminação de microrganismos multirresistentes e uso racional de antimicrobianos.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever