15.5 C
Brasília
24 maio 2024 10:13


Rafael Prudente é novo presidente da Comissão de Meio ambiente da Câmara dos Deputados

O deputado disse que o país precisa buscar soluções que promovam um crescimento econômico inclusivo que respeite os limites do meio ambiente.

Por Djalma Cordeiro

O Deputado Rafael Prudente do MDB-DF foi eleito nesta quarta-feira (24), o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

Dos 17 integrantes da comissão, 11 deputados participaram da votação e 8 deles votaram na candidatura de Rafael Prudente.O deputado reconheceu a magnitude dos desafios que a Câmara dos Deputados tem pela frente e a importância crucial deste momento para o futuro não apenas do nosso país, mas também do planeta. “Neste ano de 2024, a Câmara dos Deputados tem diante de si a tarefa inegável de liderar o caminho em direção a políticas públicas ambientais mais robustas e eficazes”, disse Rafael.

O novo presidente da Comissão de Meio Ambiente destacou que o desenvolvimento sustentável deve se apoiar em três pilares: Segurança Ambiental, Segurança alimentar e Segurança Energética. “Precisamos buscar soluções que promovam um crescimento econômico inclusivo que respeite os limites do meio ambiente”.

Segundo Rafael Prudente os debates se tornam ainda mais importantes neste ano porque esta Comissão precisa debater temas que agreguem valor à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que, em 2025, ocorrerá no Brasil e terá como sede a cidade de Belém do Pará.

“Teremos aqui em nosso país os principais líderes do planeta debatendo como preservar nosso meio ambiente. Estou certo que estamos preparados para cobrar do mundo o respeito às regras ambientais e o compromisso de preservar nosso meio ambiente. Estou certo também, que o Brasil e a cidade de Belém estarão preparados para liderar um megaevento como a CP 30”, finalizou Rafael Prudente.

O que a comissão faz

Criada em 2004, a Comissão de Meio Ambiente debate e analisa propostas sobre política ambiental, direito ambiental, recursos naturais renováveis, flora, fauna, solo e desenvolvimento sustentável.

Perfil

Rafael Prudente  está no primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele é vice-líder do MDB e já integrou as Comissões Mista de Orçamento e de Finanças e Tributação. Prudente exerceu dois mandatos de Deputado Distrital e presidiu a Câmara Legislativa entre 2019 e 2022.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever