14.5 C
Brasília
28 maio 2024 08:48


Chamada pública: Pesquisadores doutores podem submeter projetos para o programa Tech Learning da FAPDF

A Fundação investe R$ 7 milhões de reais no programa deste ano

Estão abertas as submissões de propostas para o Programa Learning, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A Chamada Pública nº 03/2024 é vinculada ao Edital 06 e apoia financeiramente projetos de pesquisa científica aplicada, tecnológica ou de inovação na linha TECH. As propostas serão aceitas até o dia 20 de maio de 2024. O investimento total no programa para esta edição é de 7 milhões de reais.

O coordenador da pesquisa interessado em participar deverá ter titulação de doutor e ser residente no DF ou na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Serão admitidos coordenadores com vínculo em Instituições de Ensino, Organização da Social Civil (OSC), Organizações não governamentais (ONGs) ou empresas de base tecnológica.

Os coordenadores e suas equipes serão beneficiados com bolsa e receberão financiamento de itens relativos a custeio com equipamentos, material bibliográfico, softwares, entre outros. As propostas serão selecionadas de acordo com as etapas de habilitação, que incluem a análise de mérito técnico-científico.

Entre os projetos do TECH Learning contemplados no ano passado está o ” Saúde Conectada”, desenvolvido pela pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Vivian Santos (Farmacêutica, doutora em Toxicologia). O projeto contemplou o desenvolvimento de soluções tecnológicas para Gestão em Saúde e Promoção de Autocuidado, com Abordagem Intergeracional. O objetivo proposto foi o desenvolvimento aplicativos para melhorar processos de Gestão em Saúde. Da iniciativa surgiu ainda o Programa de Extensão InovaCEl coordenado também pela profª. Vivian e que conta com a participação de quinze professores de diferentes unidades acadêmicas da UnB.

“Inegavelmente a Estação de Telessaúde Integrada de Bem-Estar animou o ecossistema de inovação em Saúde do DF e trouxe para a pauta da Secretaria de Saúde (SESDF) a necessidade de implantar de forma estruturante a Telessaúde e Telemedicina no Distrito Federal. A meta para este ano é tornar o DF um polo produtivo de Estações de Telessaúde, além de qualificar mais a participação da comunidade na escolha de novas tecnologias com potencial de se incorporar ao SUS e trazer outras soluções”, disse a pesquisadora.

SERVIÇO:
Programa FAPDF TECH Learning:
Onde acessar a íntegra do edital: https://www.fap.df.gov.br/editais-fapdf-2024/
Acompanhe nossos canais oficiais da FAPDF e fique ligado nas novidades:

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever