15.5 C
Brasília
23 maio 2024 03:28


MAB Educativo comemora um ano com homenagem a Brasília

No mês de abril, toda a família pode aproveitar as atividades gratuitas com oficinas e brincadeiras que desvendam a capital e seus artistas

Abril é um mês para comemoração em dobro: um ano do Programa Educativo do MAB e os 64 anos do aniversário de Brasília. E para celebrar o fechamento deste ciclo de mediações e práticas artísticas, o público será surpreendido com uma programação incrível. Além do resgate de algumas atividades que fizeram sucesso ao longo do ano, também há uma série de jogos, brincadeiras e práticas artísticas temáticas para comemorar o aniversário da capital federal. As atividades acontecem durante os finais de semana de abril, são gratuitas e planejadas para variadas idades, desde a primeira infância até jovens e adultos. Para participar, basta chegar. Confira a programação completa em @mediato.art.

A programação brinca com as características marcantes de Brasília, como os traços modernistas de Niemeyer que se tornaram parte da identidade cultural da cidade e as poesias espalhadas pelos concretos de Brasília com o Coletivo Transverso. Pensando nisso, como será planejar uma cidade? Na oficina Brasília em Maquetes, as crianças poderão experimentar como é ser um arquiteto por um dia. E podem recriar vários monumentos, viadutos e esculturas da cidade em miniatura a partir de materiais reciclados. Além disso, os participantes também irão se aventurar criando padrões abstratos a partir de artistas icônicos da cidade, como Francisco Galeno e Athos Bulcão. O programa educativo do MAB conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Conheça as oficinas

MAB – Foto: Divulgação

Brincando com as cores e os monumentos de Brasília (18 meses a 3 anos – 10 vagas)

Nessa atividade, as crianças são convidadas a brincar com os monumentos de Brasília. Com uma variedade de peças de EVA coloridas, elas terão a oportunidade de construir várias versões da cidade em um grande painel colorido. Enquanto exploram as cores e diferentes texturas das peças, as crianças também mergulham na história fascinante de Brasília, contada de uma forma divertida e lúdica.

Oficina Brasília em Maquetes (a partir de 6 anos- 10 vagas)

Nessa oficina, as crianças se transformam em pequenos arquitetos e engenheiros. Com muita criatividade e imaginação, elas terão a oportunidade de construir miniaturas de monumentos, viadutos e esculturas de Brasília. Usando materiais reciclados, como papelão, jornais e tampinhas, cada participante poderá dar vida à sua própria versão da cidade. Enquanto constroem, também mergulham na rica história e na arquitetura modernista que tornam Brasília tão especial.

Oficina de Arte Abstrata a partir das obras de Galeno e Athos Bulcão (a partir de 6 anos – 10 vagas)

Os participantes são convidados a explorarem o mundo fascinante da arte abstrata, inspirados pelos renomados artistas Galeno e Athos Bulcão. Nesta oficina, os pequenos artistas serão incentivados a expressar suas emoções e ideias a partir de padrões geométricos, utilizando tinta, recortes de cartolina colorida e outros materiais com diferentes texturas. Inspirados pelos painéis de Athos e pela vibrante paleta de cores de Francisco Galeno, os participantes criarão suas próprias obras de arte abstrata, explorando texturas, linhas e composições únicas.

Oficina de Poesia Concreta para a Cidade (a partir de 8 anos – 10 vagas)

Nessa atividade, os participantes vão explorar o fascinante encontro entre poesia e cidade, inspirados pelas intervenções urbanas do Coletivo Transverso. Nesta experiência única, os participantes mergulham na poesia concreta, uma forma de expressão que transcende as páginas dos livros e ganha vida nas ruas da cidade. Inspirados pelas obras provocativas e inovadoras do coletivo Transverso, os participantes serão desafiados a criar suas próprias intervenções poéticas, incorporando elementos visuais, sonoros e espaciais em suas composições.

Programação de abril

Sábados (6, 13 e 27)

10h30 – Brincando com as cores e os monumentos de Brasília (18 meses a 3 anos) – 10 vagas

15h – Mediação – Jogos sobre Brasília

16h30 – Oficina de Sumotori (a partir de 4 anos) – 15 vagas

 

Domingo (7, 14 e 28)

10h30 – Oficina de Arte Abstrata a partir das obras de Galeno e Athos (a partir de 6 anos) – 10 vagas

15h – Mediação Patrimonial, Descubra a Arquitetura Modernista a partir da Fotografia

16h30 – Oficina de Pintura em Nanquim (a partir de 8 anos) – 10 vagas

Programação Especial 64 anos de Brasília (20 e 21/4)

Sábado (20/4)

10h30 – Brincando com as cores e os monumentos de Brasília (18 meses a 3 anos) – 10 vagas

14h – Oficina Brasília em Maquetes (a partir de 6 anos) – 10 vagas

15h – Mediação – Jogos sobre Brasília

Venha conhecer Brasília brincando no pilotis do MAB

16h30 – Oficina de Brincadeiras tradicionais japonesas (a partir de 6 anos) – 10 vagas

Domingo (21/4)

10h30 – Oficina de Arte Abstrata a partir das obras de Galeno e Athos Bulcão (a partir de 6 anos) – 10 vagas

14h – Oficina de Poesia Concreta para a Cidade (a partir de 8 anos) – 10 vagas

15h – Mediação Patrimonial, Descubra a Arquitetura Modernista a partir da Fotografia. Venha descobrir os diferentes ângulos da arquitetura modernista do MAB

16h30 – Oficina de Bonecas Kokeshi

Sobre o MAB

O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira.

Sobre a Mediato

Mediato é uma iniciativa que atua como um ecossistema cultural, dedicada a aproximar a arte da vida das pessoas. Desde 2010, está comprometida em colaborar para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e a valorização dos bens culturais. Ao longo dos anos, tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 60 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a iniciativa também colabora com o cenário da economia criativa local, com o Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato está comprometida em cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.

Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB)

(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)

Oficinas: não é necessária inscrição

Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h

Informações: @mediato.art

Acesso: gratuito

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever