19.5 C
Brasília
15 abr 2024 06:19


UBS 7 de Samambaia realiza dia de conscientização sobre a dengue

Pacientes da unidade tiveram uma oficina de aromaterapia com citronela, eficaz em afastar o mosquito Aedes aegypti

Em meio aos esforços de combate à dengue no Distrito Federal, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 7 de Samambaia realizou uma série de atividades voltadas a quem se consulta na unidade. O último boletim a dengue apontou que, em todo o DF, já haviam sido notificados 190.258 casos suspeitos de dengue no ano, dos quais 180.904 eram prováveis.

O evento realizado na última semana (26) ofereceu uma oficina de aromaterapia com citronela, na qual foram distribuídos difusores de ambiente e mudas da planta aos presentes. “Esse é um momento muito importante, porque temos muitas pessoas aqui que se encontram em estado de vulnerabilidade. É preciso dar a eles uma alternativa para repelir os insetos, além de trazer a esses pacientes acalento”, ressalta a farmacêutica Alessandra Moura, que ministrou o curso.

A citronela (Cymbopogon winterianus) é uma planta com propriedades que repelem insetos como o Aedes aegypti, principal transmissor do vírus da dengue. Por meio de um difusor de aromas ou por spray contendo óleo essencial extraído da citronela, é possível afastar os vetores da doença de um ambiente e, dessa maneira, prevenir novas infecções.

Casados há 50 anos, o casal Maria de Fátima Deodato e Paulo César de Sá aprovou o encontro. “Foi ótimo, nós aprendemos um bocado de coisa. A gente não sabia nem que existia isso, né? Agora vamos usar o difusor do jeito que a farmacêutica ensinou”, conta Maria.

 

O evento na UBS também teve música ao vivo. No piano, a jovem Emanuelle Cristina – filha de uma das enfermeiras da unidade, a servidora Khayla Gomes – deu mostras do seu talento, acompanhada pelo professor de música Ozeas Leite, no violão. “A música dá uma recepção mais adequada a essas pessoas. E é muito importante trazer a questão da fitoterapia para o paciente”, completou a farmacêutica da SES-DF.

Também foi realizada uma dinâmica com os pacientes com perguntas e respostas sobre a vacina da dengue. Além disso, servidores da UBS participaram de uma encenação teatral sobre a doença, em que a equipe multidisciplinar se fantasiou de mosquito Aedes aegypti para educar os presentes sobre os sintomas e o tratamento disponíveis.

Saiba mais sobre a dengue no DF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever