15.5 C
Brasília
23 maio 2024 03:23


Detran-DF: Atividades levam conscientização sobre autistas no trânsito

Programação conta com entrega de livro e outros materiais educativos que relembram procedimentos seguros de travessia na faixa

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) programou atividades educativas especiais. Na manhã desta terça-feira (2), a ação do órgão esteve no Recanto das Emas e em Planaltina; e, na quarta-feira (3), estará em duas escolas de ensino especial da rede pública, o Centro de Ensino Especial 01 de Taguatinga, das 10h às 11h e das 16h às 17h; e o Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria, às 10h e às 14h.

Além de entregar o livro Autismo – Com um novo olhar é possível amar, que aborda o autista no trânsito, os educadores relembram os procedimentos seguros de travessia na faixa de pedestres, visto que o mês de abril é dedicado à comemoração dos 27 anos de respeito ao pedestre na faixa pela população de Brasília.

O autista no trânsito

Desde 2007, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em atenção a este assunto tão importante, o Detran-DF lançou, em 2023, o livro Autismo – Com um novo olhar é possível amar, a fim de contribuir para a construção de um olhar respeitoso e compreensivo com as pessoas que fazem parte do espectro autista.

A obra traz o dia a dia de uma criança que integra o espectro autista, apresentando as experiências na escola, no relacionamento com os colegas e os cuidados no trânsito, enquanto pedestre, ciclista e passageiro. Além disso, há informações sobre como solicitar, junto à autarquia, a credencial de estacionamento para uso de vaga especial.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever