Cuidando de quem cuida

O tratamento, segundo a RTD em Cuidados Paliativos da SES-DF, Melissa Gebrim, deve abarcar também o cuidador. “Em geral, nas doenças neurodegenerativas, é comum que se tenha um familiar que abandonou todas as suas atividades laborais e de lazer para cuidar daquela pessoa. Nesse sentido, quando o paciente falece, a pessoa pode vivenciar um luto complicado, pois, por muito tempo, se viu como cuidador. Ele precisará encontrar um novo sentido para a vida, novos objetivos”, detalha.

O Hospital de Apoio de Brasília (HAB) conta com ambulatório e ala específica para cuidados paliativos geriátricos, de modo a oferecer o auxílio necessário também aos familiares.

Capacitação e Cuidado Integral com a Pessoa Idosa

O curso do Ambulatório de Geriatria e Gerontologia do HRT é ofertado duas vezes ao ano, na Policlínica Taguatinga 3, Setor Central, QSD 12, Área Especial nº 01 – Taguatinga Centro-DF. Uma nova turma será oferecida em março. As inscrições são realizadas presencialmente na unidade e são gratuitas. Atualmente há lista de espera para os interessados. Mais informações pelo telefone: (61) 3449-6531.