27.5 C
Brasília
27 abr 2024 14:29


UPAs contam com espaço exclusivo para capacitação dos servidores

‌Espaços de estudo digital oferecem a estrutura adequada para realização de treinamentos, congressos virtuais e estudos sobre procedimentos médicos

Por Catarina Loiola

As unidades de pronto atendimento (UPAs) do Distrito Federal oferecem um ambiente adequado para o desenvolvimento de estudos e capacitações. Cada uma das 13 unidades, todas gerenciadas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), conta com um espaço de estudo digital – ideal para a promoção de treinamentos em tempo real, congressos e atualizações do conhecimento técnico e científico. As salas são equipadas com computador, internet, projetor, quadro branco e carteiras.

Os espaços começaram a ser entregues em julho de 2020, sendo que o primeiro foi inaugurado na UPA de Sobradinho. Trata-se de uma sala com capacidade para 20 pessoas que faz a diferença no expediente da equipe da unidade. É o que conta o coordenador médico da unidade, Felipe Florêncio Freire: “É um espaço usado para atividades acadêmicas, reuniões e para os encontros diários que fazemos com as equipes de enfermagem, médica, nutricional e social – que é quando discutimos a situação de todos os pacientes internados para ter uma abordagem multidisciplinar.”

A enfermeira Lindcia Soares aproveita bem o espaço: “. “Aqui podemos ter momentos voltados à educação continuada, mas também a eventos de campanhas, como Outubro Rosa e Novembro Azul, e reuniões” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Freire afirma que o local também é utilizado nos encontros semanais dos colaboradores com uma psicóloga, mas, principalmente, para a realização de palestras e treinamentos. “Nas campanhas de Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia do Médico, por exemplo, trazemos pessoas de fora para falar sobre o assunto e a apresentação ocorre no espaço de estudos digitais”, diz. Os servidores também podem usar a sala para acessar a plataforma EaD do IgesDF.

A enfermeira Lindcia Soares, 33 anos, atua na unidade de saúde há mais de quatro anos e é uma das usuárias assíduas do espaço de estudo digital. Ela ressalta que a estrutura permite que o conhecimento seja transmitido com maior facilidade aos servidores. “Aqui podemos ter momentos voltados à educação continuada, mas também a eventos de campanhas, como Outubro Rosa e Novembro Azul, e reuniões. Recentemente, tivemos uma atualização de como manusear bolsa de sangue junto ao banco de sangue do Hospital de Sobradinho”, conta.

As UPAs funcionam 24 horas e são o caminho para os casos de emergência e urgência, como parada cardiorrespiratória, dor cardíaca, falta de ar e convulsão. Para encontrar o endereço e telefone de contato das unidades, acesse aqui o site.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever