24.5 C
Brasília
24 fev 2024 13:01


DF deve ganhar lei de combate ao abandono de pessoas idosas

O projeto foi apresentado pela deputada Jaqueline Silva

Por Denise Caputo

O Estatuto da Pessoa Idosa vai ter um reforço no Distrito Federal com o projeto de lei nº 73/2023, que trata do abandono material e afetivo daqueles com mais idade. A proposta foi aprovada pela Câmara Legislativa, em dois turnos e redação final, esta semana, na última sessão deliberativa do ano, e agora vai à sanção.

O texto veda, expressamente, o abandono das pessoas idosas pela omissão de cuidados, visitas e acompanhamento; pela negligência emocional e o esquecimento; por não prover as necessidades básicas, ou, ainda, pela adoção intencional de qualquer tipo de tratamento desumano por aqueles que, por lei ou mandado judicial, são responsáveis pela pessoa idosa.

“A medida é necessária não só para coibir os crescentes casos de abandono de pessoas idosas no DF, como também para incentivar uma cultura de responsabilidade, com cuidado e respeito, para que os problemas não sejam abordados apenas tardiamente”, defende a autora da proposta, deputada Jaqueline Silva (MDB).

De acordo com o PL, o conteúdo do texto deve ser divulgado em instituições como escolas, igrejas, órgãos públicos e estabelecimentos privados de grande acesso ao público.

O descumprimento da norma sujeitará o infrator às penalidades previstas no Estatuto da Pessoa Idosa.

LEIA TAMBÉM

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
25.9 °
24.5 °
65 %
4.1kmh
40 %
sáb
25 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
26 °
qua
27 °

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever