25.5 C
Brasília
28 abr 2024 19:59


Com volta das chuvas, cidadão tem canais diretos de emergências e serviços

Após forte onda de calor, Distrito Federal deve ver o retorno das chuvas em uma intensidade maior. Riscos de inundações, destelhamentos, quedas de árvores e postes, além de entupimento de bueiros, devem ser comunicados aos órgãos responsáveis. Veja os principais cuidados para evitar acidentes em caso de tempestades

O mês de novembro marca um intenso período de chuvas no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calcula que o volume de chuva previsto para o mês é de 253,1 mm, quase o dobro do registrado em outubro, que foi de 141,5 mm. Após uma onda de calor que assolou quase todo o território brasileiro e castigou o brasiliense, a população deve estar preparada para o que fazer em casos de acidentes e emergências decorrentes das tempestades que seguirão o tempo quente.

Ao notar sinais de risco à segurança, os moradores devem acionar o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), pelo telefone 193. Se houver ameaça de desabamento de estruturas, chame também a Defesa Civil, pelo 199. O órgão envia alertas sobre fortes chuvas por SMS para a população. Para receber, basta enviar o CEP da residência para o número 40199.

Já no caso de árvores que representem risco em áreas públicas, a poda dos galhos ou até a remoção da planta podem ser solicitadas ao Departamento de Parques e Jardins, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), pelo telefone 3403-2626, ou às administrações regionais. Veja o contato e o endereço de cada uma neste site.

As administrações regionais também recebem demandas da população em relação à infraestrutura das cidades, como no caso de queda de galhos, entupimento de bueiros e bocas de lobo, e mais. As solicitações também podem ser feitas pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, no site ou, ainda, pelo telefone 162.

Se houver problemas com a rede elétrica, a Companhia Energética de Brasília (CEB) pode ser chamada pelo número 155 e a concessionária Neoenergia Brasília pelos telefones 3465-9318, que também é WhastApp, ou 0800-701-0102, opção 116.

Arte: Agência Brasília

‌Atuação contínua

“Neste ano, temos mais de 200 profissionais participando dos grupos, sendo representantes de diversos órgãos, como Novacap, SLU, assim como das administrações regionais e dos polos do programa GDF Presente. No período de chuvas, o trabalho é ininterrupto”Cláudio Trinchão, secretário executivo das Cidades da Secretaria de Governo

Faça chuva, faça sol, as equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) estão nas ruas para atender as demandas da população. Durante o período de estiagem, são executadas ações preventivas, como desobstrução e limpeza de bueiros e bocas de lobo, podas de árvores, retirada de lixo verde e entulho de áreas públicas, entre outras. Os serviços são intensificados no período chuvoso, quando as equipes estão de prontidão para minimizar os estragos causados pelas tempestades.

Em outubro, foi publicada a Portaria nº 89/2023, com o objetivo de dar celeridade nas respostas em caso de fortes chuvas e outras ocorrências. Para isso, o DF foi dividido em 15 grupos multidisciplinares e foram designados responsáveis pela organização e envio de equipes para os locais afetados. O texto garante a mobilização de profissionais, veículos, equipamentos, maquinários e insumos necessários para o atendimento das ocorrências a qualquer hora do dia, sete dias por semana.

Desentupimento de bueiros e limpeza de bocas de lobo são alguns dos serviços executados pelo GDF nas regiões administrativas | Foto: Divulgação/GDF Presente

“Neste ano, temos mais de 200 profissionais participando dos grupos, sendo representantes de diversos órgãos, como Novacap, SLU [Serviço de Limpeza Urbana], assim como das administrações regionais e dos polos do programa GDF Presente. No período de chuvas, o trabalho é ininterrupto”, explica o secretário executivo das Cidades da Secretaria de Governo (Segov), Cláudio Trinchão. “Seja de manhã, de madrugada, durante a semana ou em feriados, as equipes estão sempre de plantão para atender a população. As ações têm dado retorno e temos conseguido solucionar as consequências das chuvas de forma mais efetiva e célere em comparação aos anos anteriores”, destaca.

Como se prevenir

Inundações, panes elétricas e destelhamentos são alguns dos acidentes que podem ser causados pelas fortes chuvas. A pedido da Agência Brasília, o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) listaram as principais medidas que devem ser tomadas para garantir a segurança da população, dentro e fora de casa. Veja:

Em casa
→ Nos casos de destelhamento devido aos ventos fortes, se proteja embaixo de uma mesa ou cama para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha;
→ Se a água da rua começar a entrar em casa, saia da residência e procure um abrigo seco;
→ Evite ficar próximo a canos, janelas e portas metálicas, sobretudo se a chuva for acompanhada por raios;
→ Não use equipamentos ligados à tomada, devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito. O cuidado também vale para celulares conectados ao carregador e a banhos em chuveiros elétricos;
→ Esteja atento à manutenção da residência: limpe as calhas com frequência e deixe os telhados bem fixados. Além disso, verifique os sinais de infiltrações para resolver as demandas o quanto antes.

No trânsito
→ Esteja atento às condições do veículo: freios e pneus devem estar calibrados e os faróis em pleno funcionamento;
→ Dirija com cautela e mantenha distância do veículo da frente para diminuir o risco de colisões. Em caso de chuva torrencial, procure um local seguro para estacionar, longe de árvores e alambrados metálicos, para aguardar o fim da tempestade;
→ Evite freadas e mudanças bruscas de faixa para que os pneus não percam o contato com o asfalto. O ideal é acionar o freio gradualmente e nunca dirigir em alta velocidade;
→ Mantenha os cuidados inerentes a direção de veículos, como uso de cinto de segurança, seta para indicar mudança de direção etc.
→ Motociclistas: Evitem chuvas fortes e procurem abrigos em paradas de ônibus e outros locais cobertos. É essencial andar bem equipado, com capacete com viseira adequada ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, além de luvas e botas.
→ Pedestres: Façam travessias seguras em faixas de pedestres ou semáforos.

Na rua
→ Procure um local coberto e seguro. Não fique em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como tendas, barracos, veículos sem capota, campos de futebol etc;
→ Se estiver em piscinas ou lagos, saia da água imediatamente e procure abrigo;
→ Evite a entrada em lugares alagados;
→ Nunca se abrigue debaixo de árvores;
→ Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos. E não segure em objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever