26.5 C
Brasília
18 maio 2024 17:27


Estão tentando me calar: Jorge Vianna fala sobre leitura da AGU sobre Piso da Enfermagem e comenta sobre email e canal no youtube hackeados

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), afirmou, durante a transmissão de uma live, no sábado (15/Jul), que na madrugada do mesmo dia, teve hakeadas as contas, de email do Gmail e do canal no Youtube, ambos os serviços mantidas pela empresa Google. Na transmissão, realizada por meio do Instagram, Vianna abordou a interpretação da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Saúde (MS), sobre o piso nacional da Enfermagem.

Ao episódio, sem fazer nenhuma acusação direcionada, Vianna considerou o episódio, uma tentativa de se “tentar calar” o parlamentar, em decorrência das manifestações em relação ao piso da Enfermagem.

“Venho fazer uma denúncia e um alerta! Invadiram minhas redes sociais e hackearam meu YouTube nesta madrugada. Hoje, pela manhã fiz uma live, e ela foi bombardeada por robôs, perfis fakes, travou muito e por fim, perdemos o áudio. Não adianta, eu sempre falarei a verdade! E essas verdades estão tocando na ferida de muitos, seja do STF, governadores, prefeitos…”, publicou Vianna na rede social ao ratificar “Vou continuar na luta e ninguém vai me calar!”.

Confira a gravação da live:

Segurança

Em relação aos frequentes ataques hackers, especialistas em cibersegurança dão dicas para proteger contas de email do Gmail e do canal no YouTube. Tanto em relação ao reforço de senhas e autenticação do login com dois fatores, quanto do monitoramento de atividades suspeitas em relação as contas.

Fortalecimento de senhas: Opte por combinações únicas e complexas, utilizando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite informações pessoais óbvias ou sequências comuns. Além disso, é recomendado ativar a autenticação de dois fatores (2FA), um recurso adicional que requer um código temporário enviado ao seu telefone para o acesso, tornando o processo de login muito mais seguro e resistente a tentativas de invasão não autorizadas.

Monitoramento de atividades suspeitas: Monitore regularmente o acesso as contas de emails e redes sociais, sobretudo em acessos realizados ou tentativas de login em dispositivos desconhecidos ou em locais não habituais. Caso identifique algo fora da normalidade, tome providências imediatas, a exemplo da substituição de senhas e do encerramento de sessões — acessos ativos — suspeitas.

E-Mails suspeitos: Fique atento a e-mails de phishing  — e-mail fraudulento que tenta enganar as pessoas para obter suas informações pessoais, como senhas e dados financeiros —, e links duvidosos, e evite clicar em mensagens não solicitadas ou compartilhar informações confidenciais por meio desses canais.

Boletim de Ocorrência

Vianna confirmou que realizou boletim de ocorrência (BO) na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC) da Polícia Civil do DF (PCDF).Até o momento, segue interagir com os apoiadores e e com a categoria da Enfermagem, por enquanto, somente. por meio do Instagram e Facebook, plataformas essas  empresa Meta.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever