18.5 C
Brasília
27 abr 2024 09:12


Vistorias: Prosus inspeciona serviços dos hospitais da rede pública

Problemas são comuns à maioria das unidades de saúde e são resultado da falta de investimento

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) tem vistoriado os hospitais da rede pública com o objetivo de colher informações para subsidiar sua atuação. Durante as inspeções, mais de 100 itens são observados e incluídos em relatórios sobre a situação de cada unidade de saúde.

 

 

As equipes, compostas por promotores de justiça da Prosus e da Promotorias de Justiça Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), além de assessores técnicos da área de saúde, visitaram inicialmente os centros obstétricos e centros cirúrgicos dos hospitais públicos do Distrito Federal. Uma nova fase de inspeções teve início em maio para avaliar os pronto-socorros e os ambulatórios de clínica médica.

As dificuldades encontradas são comuns à maioria dos hospitais visitados: profissionais em número insuficiente, absenteísmo, equipamentos antigos e sem manutenção, falta de leitos, falta de manutenção predial, sistemas de prontuários sem integração. A solução desses problemas depende, em grande medida, de investimentos na área de saúde.

Para os promotores de justiça da Prosus, a fiscalização das políticas públicas só pode ser feita com base em informações adequadas sobre o funcionamento dos serviços e suas dificuldades. “Estamos elaborando relatórios criteriosos sobre a situação de cada hospital. Esses documentos servirão de fundamento para a atuação da Prosus”, explicam os promotores de justiça Marcelo Barenco, Hiza Carpina e Vinícius Bertaia, que integram o grupo responsável pelas inspeções.

Cronograma de visitas

Fevereiro: Hospital Materno-Infantil

Março: Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional de Brazlândia, Hospital Regional de Santa Maria.

Abril: Hospital Regional de Taguatinga, Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional de Ceilândia.

Maio: Hospital de Base, Hospital Regional do Gama.

Junho: Hospital da Região Leste, Hospital Regional de Planaltina, Hospital Regional de Samambaia.

SourceMPDFT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever