27.5 C
Brasília
27 abr 2024 14:59


Saúde Mental tem destaque na 17ª Conferência de Saúde

Governo federal anunciou R$ 200 milhões para a rede de atenção psicossocial em 2023

A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Conaesm/Cofen) participa, nessa semana (2 a 5/7), da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. O tema tem destaque especial na conferência, que discute a construção conjunta de políticas públicas do SUS para os próximos quatro anos.

“O Brasil enfrenta uma segunda pandemia, desta vez na Saúde Mental” afirma a coordenadora da Conaesm, Dorisdaia Humerez, que participou da mesa  Sofrimento dos Trabalhadores da Saúde, Pandemia e Saúde Mental, nesta tarde (4/7), na conferência.

covid-19 agravou quadros de ansiedade e depresssão em todo o mundo. No Brasil, a crise foi acompanhada do desmonte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A situação reverbera no aumento de lesões auto provocadas, das crises psiquiátricas e da população em situação de rua. Além da pobreza, parte significativa dessa população sofre de transtornos psiquiátricos. Somente em Brasília, sede do evento, a população de rua quadruplicou desde 2019.

Ontem (3/7), a ministra Nísia Trindade anunciou recursos adicionais de R$ 200 milhões para a recomposição financeira dos serviços residenciais terapêuticos e dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A ministra destacou dois pontos como consensuais nas etapas preparatórias para a Conferência Nacional: o reforço do SUS e da democracia. “Nesse contexto, a saúde mental tem lugar especial”, afirmou.

“Enfrentamos, nos últimos anos, o desmonte da Rede de Atenção Psicossocial e o retrocesso na reforma psiquiátrica brasileira. É fundamental reverter esse quadro”, afirma Dorisdaia, parabenizando o Ministério da Saúde pela dotação orçamentária. “É um respiro para a reconstrução”.

Enfermagem em Saúde Mental

A Enfermagem tem um papel central na atenção às pessoas em sofrimento psiquico, sendo a categoria profissional mais numerosa na RAPS. “É preciso ter uma visão integral do paciente, favorecendo sua integração na família e na comunidade”,  avalia Dorisdaria.

“O paciente tem direito a Projeto Terapêutico Singular, ferramenta para planejar estratégias de intervenção para o usuário em situação de vulnerabilidade, considerando os recursos disponíveis da equipe, do território e as necessidades do usuário. Esse plano contemplaria, inclusive, procedimentos em situações de crise”, afirma Doridaia, destacando a importância de cuidar em liberdade.

Conferência Nacional de Saúde

A Conferência Nacional de Saúde acontece a cada quatro anos para definição e construção conjunta de políticas públicas do SUS.  A etapa nacional foi precedida de encontros municipais e estaduais, realizadas pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde, além das conferências livres sobre temáticas específicas. Das etapas municipais e estaduais, são eleitos os delegados trazem as propostas para a etapa nacional. O encontro é um passo essencial para elaboração e aprovação de propostas para o Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual 2024-2027.

SourceCofen

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever