23.5 C
Brasília
18 maio 2024 11:36


Livro República de Segurança Nacional: Militares e a Política no Brasil terá lançamento na UnB no dia 08 de setembro

Rodrigo Lentz, autor do livro, recebe os professores da UnB Eneá de Stutz e Luis Felipe Miguel para uma conversa sobre o papel dos militares na política brasileira

O livro República de Segurança Nacional: Militares e Política no Brasil, publicado pela Editora Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, será lançado no dia 08/09 (quinta-feira) à noite no auditório da Faculdade de Direito da UnB (Universidade de Brasília), em Brasília. O autor, pesquisador Rodrigo Lentz, Enéa de Stutz e Luis Felipe Miguel, professores da UnB farão um bate-papo com o público presente sobre o livro.

Lentz analisa a volta dos militares ao centro do poder com o governo de Jair Bolsonaro e reflete sobre suas consequências políticas para o país. A partir de documentos oficiais da Escola Superior de Guerra, o pesquisador investiga a estrutura ideológica que fundamenta a organização militar e a contextualiza conforme as mudanças históricas que ocorreram no período.

Tendo as disputas sociais como pano de fundo para esse percurso, Lentz explora a presença dos militares na política desde a formação da República até o atual governo, ora como protagonistas, ora como coadjuvantes.

O autor discute também alternativas para as forças democráticas assumirem, de fato, o controle político dos militares. Uma saída seria a reformulação da educação para a democracia, rompendo com a cultura política que bloqueia a discussão pública sobre a questão nacional e abre o caminho para a politização dos militares. “Compreender historicamente a questão militar e como os militares pensam a política pode nos ajudar a evitar novas ilusões e equívocos decorrentes de se ignorar os temas militares como “apenas” de defesa nacional quando, em verdade, estão diretamente relacionados à disputa política entre classes sociais (…)”, afirma Lentz.

Sobre o autor

Rodrigo Lentz é doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e advogado, professor convidado da Unisinos — Universidade Vale do Rio dos Sinos.  É pesquisador sênior do Observatório sobre Defesa e Soberania Nacional do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, integra o grupo de pesquisa Democracia e Sociedade, da UnB.

Lançamento do livro República de Segurança Nacional: Militares e Política no Brasil

Local: Auditório Esperança Garcia — Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB

Dia: 08 de setembro

Horário: 19h

Endereço: Campus Darcy Ribeiro, sem número, UnB – Brasília/DF
Programação:

19h — Lançamento do livro República de Segurança Nacional: Militares e Política no Brasil

Com o autor Rodrigo Lentz e convidados:

  • Enéa de Stutz – Faculdade de Direito /UnB
  • Luis Felipe Miguel – Instituto de Ciência Política/UnB

 

O livro estará à venda no local durante o lançamento, também poderá ser encontrado no site da Editora Expressão Popular ou no site da Fundação Rosa Luxemburgo (download gratuito).

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever