23.5 C
Brasília
20 abr 2024 12:35


Parceria garante testagem gratuita em farmácias do DF

Por enquanto, apenas 23 farmácias estarão credenciadas. As redes que participam são as drogarias Brasil, Colorado, Descontão , Drogacenter, Messias e São Rafael

Por Ana Paula Oliveira

A partir desta terça-feira (18/01), algumas drogarias e farmácias do Distrito Federal vão oferecer testes gratuitos para covid. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma) e a Secretaria de Saúde do DF firmaram parceria para que os estabelecimentos possam realizar testagem na população de forma gratuita.

O GDF tem em estoque 800 mil testes rápidos e vai repassar parte deles ao Sincofarma. Por enquanto, apenas 23 estabelecimentos farmacêuticos estarão credenciados. As redes que participam são as drogarias Brasil, Colorado, Descontão , Drogacenter, Messias e São Rafael.

Formulários de notificação

As farmácias já receberam os formulários da Secretaria de Saúde para notificação oficial dos casos positivos. A parceria não envolve pagamento pelo serviço. É um convênio de cooperação. O GDF fornece os testes, e as farmácias garantem o espaço, além da equipe para aplicar os exames. A iniciativa soma às as unidades básicas de saúde (UBSs) e locais de ampla testagem.

Critérios

As farmácias particulares que farão os testes disponibilizados pela Secretaria de Saúde seguem os mesmos critérios de público-alvo dos outros pontos de testagem do órgão: quem está sintomático ou teve contato com casos confirmados da doença. São sintomas, por exemplo, tosse, febre, dor de garganta, falta de ar e perda de olfato ou paladar. Os testes serão realizados de segunda a sexta, das 10 às 19h.

Treinamento

Nesta segunda-feira (17), profissionais da saúde treinaram os farmacêuticos que vão atuar nesta iniciativa inédita no DF. Durante o treinamento, foram orientados quanto à utilização do sistema e-SUS, no qual são registradas as informações do exame, como data de realização, resultado, lote e data de validade.

Pontos de Testagem Gratuita

DROGARIA BRASIL
– CL 214, Santa Maria

DROGARIA COLORADO
– Rua da Praça, Vila Planalto

DROGARIA DESCONTÃO
– Av Castanheiras, Águas Claras
– QSC 19, Taguatinga
– QNN 17, Ceilândia

*DROGACENTER*
– QS 08, Taguatinga Centro
– QNE 16, Taguatinga
– Rua 4-A, Vicente Pires
– Rua 5, Vicente Pires
– Rua Copaíba, Águas Claras
– QNM 18, Ceilândia
– QNO 17, Ceilândia
– QD 203, Recanto das Emas
– QS 412, Samambaia Norte
– CLSW 104, Sudoeste
– ST SHD, Planaltina
– Av Central, Núcleo Bandeirante
– QD 12 Comércio Local, Sobradinho
– QN 07, Riacho Fundo
– QD 23, Paranoá
– SIA Trecho 10, Guará

*DROGARIA MESSIAS*
– QNO 06, Ceilândia

*DROGARIA SÃO RAFAEL*
– Quadra 36, Gama

Matéria atualizada às 18h34

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever