24.5 C
Brasília
23 abr 2024 13:40


Ibaneis inaugura UPA no Gama. Unidade tem capacidade para atender 4.500 pacientes por mês

O terreno baldio da QI 7 do Setor de Indústria que os moradores do Gama acostumaram a ver abandonado nos últimos anos deu lugar à mais nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal.  O equipamento público já está em funcionamento e foi inaugurado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quinta-feira (28).

Assim como as outras UPA´s, o objetivo da unidade é desafogar o hospital da cidade.  “Ela vem para ajudar muito a saúde do DF porque o Hospital do Gama sofria de superlotação, então com a UPA a gente espera dar um melhor atendimento à população do Gama e de Santa Maria”, disse o governador Ibaneis Rocha. A unidade do Gama irá auxiliar diretamente o Hospital Regional da cidade e indiretamente o Hospital Regional de Santa Maria, que é gerido pelo Iges-DF (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal).

O Gama é a terceira cidade do Distrito Federal a receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em pouco mais de um mês. A primeira foi a UPA Ceilândia II, entregue em 24 de setembro; e a segunda foi a UPA Paranoá, inaugurada em 18 de outubro. Juntas, as três vão atender 13.500 pacientes por mês ou 162 mil pessoas ao ano, mais do que a população do próprio Gama. O investimento foi de R$ 6,8 milhões nas novas instalações, incluindo a obra, equipamentos e mobiliário.

Ainda em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha prometeu reformar a UBS 7. “Nós levantamos as principais reivindicações dos moradores e levantamos todas elas. A rodoviária nós vamos entregar e a feira está pronta. A Avenida dos Pioneiros nós reformamos integralmente, e agora vamos concluir com todas as calçadas e vamos reformar a UBS 7”, destacou Ibaneis.

 

 

Localização

A UPA do Gama está localizada no Setor de Indústria QI 7, na Área Reservada 2 da região administrativa. Assim como as outras unidades, a UPA Gama também ocupa área 5.600 metros quadrados e tem 1.200 metros quadrados de área construída, contando com o prédio central, estacionamento público, área do tanque de oxigênio e área verde.

Estrutura

A unidade dispõe de três salas de atendimento, identificadas por cores de acordo com o quadro clínico do paciente. A Sala Verde, destinada a pacientes de menor gravidade, dispõe de 10 poltronas para medicação, inalação e reidratação. A Sala Amarela, para casos intermediários, conta com seis leitos de observação e um leito de isolamento. Já a Sala Vermelha, para casos graves, tem dois leitos para pacientes que chegam em estado crítico. Além dessas, a UPA conta ainda com uma sala de classificação de risco e três consultórios.

A UPA Gama também dispõe de sala e equipamento de raio-X, laboratório de exames e laboratório de imagens. Esses serviços não são exigidos pelo Ministério da Saúde para esse modelo de unidade de pronto atendimento (Porte I – opção 3 do Sistema Único de Saúde-SUS), mas o Governo do Distrito Federal decidiu implantá-los em todas as novas sete UPAs para oferecer atendimento mais completo à população. A unidade tem capacidade para atender 4.500 pacientes por mês.

Profissionais

Para atender esse contingente, a UPA Gama conta com 154 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e pessoal administrativo. Dessa equipe, 146 profissionais são novos colaboradores contratados e já treinados. Os demais já pertenciam ao quadro de colaboradores do Iges.

Autoridades presentes

Estiveram prestigiando a inauguração da UPA do Gama, a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; o presidente do Iges-DF, Gislei Morais; os deputados distritais Rafael Prudente, Jaqueline Silva, Daniel Donizet e Jorge Vianna; e, os parlamentares federais Celina Leão e Júlio César Ribeiro.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever