18.5 C
Brasília
28 abr 2024 04:24


Ibaneis transforma albergues inativos em escolas infantis e centros de línguas

Prédios abandonados foram reformados e entregues à população com destinações voltadas à atender demandas das comunidades locais

Por Kleber Karpov

A população das comunidades Pipiripau e Arapoanga, na região administrativa de Planaltina, passam a contar com uma nova escola, a partir de 2022. O mesmo acontece na RA São Sebastião que ganhou um centro de idiomas, e em breve deve receber uma escola fundamental. Unidades essas provenientes de antigos albergues abandonados, espaços esses revitalizados e entregues à população, com novas destinações.

Em Pipiripau e Arapoanga, um desses albergues deu lugar ao Centro de Educação Infantil (CEI), após um investimento, em reformas, de R$ 4,5 milhões. A escola  deve receber um total de 960 alunos. A unidade de ensino substituiu o antigo albergue da RA.

A partir de 2022, o Centro de Educação Infantil (CEI) de Planaltina abrirá com 960 vagas | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O prédio conta com um total de 16 salas de aula. Dessas, 12 devem ser destinadas à educação infantil de crianças de quatro e cinco anos e outras quatro a serem destinadas ao ensino fundamental I, para menores de seis a 10 anos. O espaço, com 90% da obra está concluída, conta ainda com quadra poliesportiva e área verde.

O prédio do antigo albergue foi cedido à Secretaria de Educação do DF (SEDF) pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). A diretora informou que a regional de ensino está preparando o remanejamento dos alunos para a nova escola. “A demanda aqui é grande, principalmente na educação infantil”, disse.

São Sebastião

Também na RA São Sebastião, um albergue inativo transformado em escola, após passar por uma reforma de cerca de R$ 1,5 milhão que deu lugar ao Centro Interescolar de Línguas (CIL), da cidade. Com a instalação, a comunidade local deixa de precisar se deslocar até o Plano Piloto para estudar idiomas.

O CIL conta com 12 salas com capacidade para atender 3.600 alunos. Porém, por falta de professores para o turno matutino, a escola funciona, neste semestre, apenas nos períodos da tarde e da noite.

Além do CIL, o prédio do antigo albergue deu lugar ainda à sede da Regional de Ensino de São Sebastião, até então sem ‘endereço’ definitivo. O local deve receber ainda, o Centro Educacional Zumbi dos Palmares, com um total de 16 salas, destinado ao ensino de crianças do 6º ao 9º ano.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever