28.5 C
Brasília
18 abr 2024 18:25


Campanha de Multivacinação alcançou cobertura 72,5% dos que compareceram aos pontos de vacinação na primeira semana

A procura é maior de crianças abaixo de 1 ano; Campanha chama atenção para atualização vacinal de crianças e adolescentes

Por Kleber Karpov

A Campanha Nacional de Multivacinação da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), destinada a vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos, iniciada  em 1º de outubro, em uma semana, alcançou cobertura de 72,5%. Até o dia sete de outubro,  um total de 6.756 crianças e adolescentes foram atendidos nos postos de vacinação do DF. Desses, 4.895 pessoas precisaram atualizar vacinas eventualmente em falta.

Entre as vacinas disponíveis em um dos 111 salas de vacinação do DF, estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Campanha

A campanha foi lançada oficialmente, em 30 de setembro, em todo país e deve durar até 29 de outubro. O público-alvo é formado de crianças e adolescentes até 15 anos, em que os responsáveis são estimulados a buscar a Unidade Básica de Atendimento (UBS) próxima da residência, para verificar e realizar a atualização da situação vacinal. Sob essa ótica, a cobertura é medida na vacinação de quem compareceu aos pontos e não na população da faixa etária.

Imunização

Entre os imunizados, na primeira semana, o maior alcance de atualização vacinal, durante esse período de sete dias, se deu com o público de crianças menores de 1 ano (88,8%), dentre os que foram aos postos de vacinação do DF. Ao todo, 2.229 crianças se fizeram presentes e 1.979 foram vacinadas.

As crianças com um ano de idade, ocuparam a segunda posição no alcance da campanha, com 82,1%, equivalente a 859 crianças recebidas nas unidades de vacinação com 705 atualizações vacinais.

Ao se considerar outras faixas etárias, a cobertura vacinal para crianças de três anos  atingiu 43,5%, com 248 comparecimentos e 108 vacinações. Na população com 7 anos, foram atendidas 152 crianças com 64 imunizações, equivalente a 42,1% de cobertura.

Não vacinou?

A oferta de imunizantes por parte da SES-DF, ocorre durante todo o ano. Segundo a SES-DF, quem permanece sem a atualização vacinal, basta procurar uma Unidades Básicas de Saúde (UBS) para verificar as pendências e atualizar as vacinas.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever