Queiroga atende STF e adolescentes entre 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação contra Covid-19

Ministro anuncia ainda redução de intervalo de aplicação de segunda dose da Pfizer de 90 para 21 dias, conforme recomendação da fabricante da vacina

Por Kleber Karpov

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira (27/Jul) que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. A inclusão acontece após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que o Ministério da Saúde da inclusão analisasse a inclusão desse público no PNI. Determinação essa estabelecida pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. Medida essa acertada durante reuni reunião representantes do ministério e de estados e municípios.

Ainda de acordo com Queiroga, o MS deve analisar a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina #Covid19 da Pfizer, na versão do ministro, com base em evidências científicas.

“Nossa expectativa é atingir a população acima de 18 anos vacinada até o começo de setembro. A partir daí, vamos discutir a redução no intervalo da dose da Pfizer, assim a gente avançaria com a 2ª dose em um nº maior de pessoas e também os abaixo de 18 anos”, disse Queiroga.

Decisão acertada

Há cerca de dois meses, Queiroga foi questionado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), durante sessão da CPI da Pandemia, no Senado Federal. Na ocasião, Alencar questionou se o ministro havia lido as bulas das vacinas e obteve um não como resposta.

Na ocasião, Alencar, que é médico por formação, observou que tal ato poderia ser considerado “o mais irresponsável que um ministro da Saúde pode fazer é determinar a aplicação da vacina sem ter conhecimento dos efeitos colaterais”, disse ao observar que  o intervalo para aplicação da segunda dose, estipulado pela Pfizer, é de 21 dias.

Destaques

Bets: Governo federal anuncia queda de R$ 652 milhões em apostas e orientam saque

Por Kleber Karpov O ministro da Fazenda, Dario Durigan, e...

Policiais federais cumprem mandados sobre embaixada dos EUA e Celina Leão assegura proteção eleitoral no DF

Por Kleber Karpov Agentes da Polícia Federal cumpriram, nesta sexta-feira...

Celina Leão defende gestão na saúde e detalha prioridades para o Distrito Federal em sabatina do Correio Braziliense

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Diplomatas dos EUA e da Austrália suspendem serviços consulares no Brasil antes do primeiro turno das eleições

Por Kleber Karpov Diplomatas dos Estados Unidos e da Austrália...

Técnicos da Justiça Eleitoral registram mais de 51 mil denúncias de irregularidades pelo aplicativo Pardal

Por Kleber Karpov Servidores da Justiça Eleitoral registraram, até esta...