21.5 C
Brasília
26 abr 2024 00:40


GDF Saúde mira na qualidade dos serviços

Vistorias técnicas são feitas nas instalações de clínicas, laboratórios e hospitais antes e após o credenciamento

Para garantir a qualidade no atendimento ao servidor, o GDF Saúde está atento ao credenciamento de prestadores de serviços. Há menos de dois meses desde o seu lançamento, o plano de saúde dos servidores do Governo do Distrito Federal já tem o registro de mais de 400 clínicas e dezenas de hospitais interessados em prestar os serviços médico-hospitalares.

O processo de cadastramento adotado pelo Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas-DF) é rigoroso. Todas as empresas interessadas passam por procedimento minucioso, que vai desde a entrega de documentos até a vistoria técnica. Depois de credenciados, os estabelecimentos seguem sendo avaliados e fiscalizados.

“A gente diz o que precisamos, como vamos querer e quanto vamos pagar. Não há possibilidade de negociação da nossa parte, pois as normas são colocadas para exigir da rede credenciada o melhor atendimento para os servidores”, explica o presidente do Inas-DF, Ney Ferraz. “O contrato também permite descredenciá-los a qualquer momento, caso não ofereçam serviços de qualidade para os usuários”, reforça.

Para solicitar o credenciamento, as empresas precisam apresentar uma carta-proposta. O passo a passo da documentação exigida consta do edital publicado em outubro passado. Entre as exigências: a relação das especialidades médicas ofertadas, os procedimentos realizados, corpo clínico, instalações, equipamentos, dias e horários de atendimento, entre outros. Também é necessário apresentar documentos mais específicos como habilitações técnicas e jurídicas.

“O atendimento de qualidade está acontecendo, mesmo no início dos serviços. Como sempre destacamos, é um plano de saúde feito e executado para os servidores. É importante ressaltar que há uma constante vistoria e fiscalização”, ressalta o presidente do Inas-DF.

Para solicitar o credenciamento, as empresas precisam apresentar uma carta-proposta. O passo a passo da documentação exigida consta do edital publicado em outubro passado. Entre as exigências: a relação das especialidades médicas ofertadas, os procedimentos realizados, corpo clínico, instalações, equipamentos, dias e horários de atendimento, entre outros. Também é necessário apresentar documentos mais específicos como habilitações técnicas e jurídicas.

Após a análise de toda a papelada, é realizada uma vistoria presencial, feita por profissionais da área de saúde, integrantes da Unidade de Supervisão da Rede Credenciada do Inas-DF.

A inspeção é baseada de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São verificadas as condições sanitárias, o conforto, e o protocolo de atendimento, principalmente em casos direcionadas às crianças, gestantes, idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.

A equipe também checa situação da estrutura física das instalações, especialmente sobre a presença de rampas, corrimãos, elevadores, instalações elétricas e hidráulicas e, ainda, da limpeza dos compartimentos, dos banheiros, a localização e facilidades de acesso ao estabelecimento, além da segurança de medicamentos.

Fiscalização permanente

Mesmo depois de ser credenciada ao GDF Saúde, a rede continua sendo fiscalizada, sem data ou hora para acontecer. “Tenho acesso diário aos relatórios de atendimento. Busco visitar os casos mais complexos, converso com a família, pergunto se há alguma reclamação para termos um feedback, que é a melhor forma de aperfeiçoar o plano”, comenta Ney Ferraz.

Até o momento, o GDF Saúde já atendeu mais de cem pessoas, em casos de urgência e emergência, e realizou até procedimentos cirúrgicos. São nove hospitais credenciados em várias regiões além do Plano Piloto, como Ceilândia, Cruzeiro, Brazlândia, Taguatinga e Vicente Pires, além de clínicas e laboratórios.

Os usuários também podem ajudar a manter a qualidade do serviço. Segundo o presidente, um canal de atendimento está em fase de aperfeiçoamento. “Atualmente, eles podem entrar em contato pelo número de telefone (61) 3521-5331 ou pelo e-mail adesã[email protected], de forma mais detalhada”, comenta.

Reforço orçamentário

O investimento dos cofres públicos no GDF Saúde é de mais de R$ 20 milhões mensais. Nesse primeiro momento, o Executivo local liberou na semana passada crédito suplementar no valor de R$ 25 milhões.

O presidente do Inas-DF adianta que o montante vai garantir uma sobrevida do plano em dezembro e boa parte em 2021. “O dinheiro vai custear as despesas administrativas. As operacionais serão garantidas com as mensalidades dos segurados”, adianta Ney Ferraz.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever