23.5 C
Brasília
16 abr 2024 13:43


Sindicato discute devolução de servidores da SES e ACT com o IGESDF

O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho, se reuniu com o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Paulo Ricardo Silva, na tarde desta segunda-feira. Eles conversaram sobre a devolução de médicos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) e o acordo coletivo de trabalho (ACT) da categoria, entre outros assuntos.

Segundo Paulo Ricardo, a questão da devolução dos servidores da SES decorre de recomendação do Ministério Público. Ele afirmou reconhecer que esse movimento traria problemas para a assistência no Hospital de Base do DF.

Nos próximos dias, representantes da SES-DF, do Iges-DF e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vão se reunir para discutir a questão. E o SindMédico-DF vai reunir os médicos cedidos pela SES ao Iges para tratar do tema. Serão convidados representantes das duas instituições. A reunião ficou marcada para o dia 21 de dezembro, às 19h.

ACT com o Iges-DF volta à pauta

O presidente do Iges-DF reconheceu que o Instituto deixou de recolher as contribuições dos empregados ao FGTS. Afirmou, porém, que desde que assumiu, colocou os recolhimentos em dia e mandou renegociar o passivo.

“O acordo coletivo de trabalho do último período venceu e há questões que ficaram pendentes com os gestores anteriores. Esperamos ter maiores avanços com a atual gestão. O primeiro passo é essa discussão sobre as devoluções dos servidores da SES”, afirma Gutemberg Fialho. As negociações, garantiu o diretor do Iges-DF, devem ser retomadas ainda este ano.

Entre outras questões, o presidente do SindMédico-DF também apresentou as demandas dos oftalmologistas do Hospital de Base. O serviço foi alocado em instalações que não favorecem as condições de atendimento aos pacientes. Gutemberg Fialho também discutiu o caso com o superintendente do HBDF Lucas Seixas. O sindicato vai cobrar solução para os problemas elencados.

Serviço:
Reunião de médicos da SES-DF cedidos ao Iges-DF
21/12 (segunda-feira), às 19h
Auditório do SindMédico-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever