25.5 C
Brasília
18 abr 2024 11:11


SAMU recebe doação de 40 oxímetros de pulso

Equipamentos trarão eficácia nos serviços prestados à população do DF no local do atendimento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu a doação de 40 oxímetros de pulso. Os aparelhos serão utilizados durante os atendimentos emergenciais, em todo o Distrito Federal, e trarão maior precisão dos parâmetros respiratórios dos pacientes que serão atendidos.

A distribuição começou na manhã desta terça-feira (15) e contemplará as 30 viaturas que estão em circulação, além do serviço aéreo e o núcleo de medicina do trabalho. De acordo com o Samu, as viaturas já contavam com esses aparelhos, porém não eram novos. Eles substituirão todos os antigos.

Segundo o diretor substituto do Samu, Rafael Rodrigues, “em meio à pandemia de Covid-19, os atendimentos de sintomáticos respiratórios aumentaram consideravelmente”. Ele explica que “o oxímetro de pulso é uma ferramenta imprescindível para as equipes bem como para o médico regulador promover sua conduta”.


Doação

Os oxímetros foram doados à Secretaria de Saúde pela empresa Mazimus Serviços Especializados. Trata-se de equipamentos médicos que medem de modo indireto a quantidade de sangue que está sendo transportado no corpo. O monitor do aparelho exibe a porcentagem de hemoglobina arterial. Desse modo, o oxímetro de pulso é apropriado para o uso dos profissionais de saúde para medir a oxigenação em relação ao tempo e de forma precisa no próprio local de atendimento.

“O oxímetro de pulso é um aparelho relativamente simples, porém nos fornece dados de forma imediata como nível de oxigênio no sangue bem como frequência cardíaca”, destacou Rafael Rodrigues.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever