20.5 C
Brasília
26 abr 2024 04:11


Em coletiva, secretário de Saúde do DF afirma que pandemia do coronavírus está sob controle

A equipe da Saúde também ressaltou que resultados errados é comum em testes rápidos e que oito resultados errados em 8 mil testes realizados é considerado normal. Além disso, os testes foram repetidos nos pacientes

Por Ana Paula Oliveira e Kleber Karpov

Em coletiva à imprensa pela internet, na tarde desta quinta-feira (23/04), a equipe da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) tentou tranquilizar a população em relação ao número de casos de contaminação por coronavírus. O secretário, Francisco de Araújo Filho, foi categórico ao afirmar que “A situação, do ponto de vista prático, está sob controle. Nós não podemos inquietar a população. (…) O que importa é que nós temos o controle da situação. (…) Temos mais leitos do que o número de pessoas internadas”, disse.

A equipe reafirmou que o isolamento social ainda é a medida mais recomendada para evitar a contaminação e tem situado em 55% de adesão nas últimas semanas. O ideal, seria 70%. Para avaliar a possibilidade de flexibilização do distanciamento, desde a última terça-feira (21/04), as equipes da Saúde realizam testes rápidos na população.

“A nossa estratégia é fortalecer a rede. Termos sempre, mais leitos de Covid-19 do que o número de pessoas internadas. Para dar essa segurança à população” comentou, o secretário ao explicar que há uma programação e um planejamento pautados nos resultados de da Região Administrativa do DF.

Número de Casos

Nesta quinta-feira (23/Abr), o DF registrou um total de 968 casos confirmados para a Covid-19, com um total de 26 óbitos. Desses, 70%, equivalente a 678 pessoas têm idade abaixo dos 50 anos, 149 (15,39%) entre 50 e 59 anos e 14,57% acima dos 60 anos.

Testes rápidos

No terceiro dia de testagem, foram realizados 3.952 exames. Desses, 0.75%, equivalente a 30 exames, resultaram em testes positivos para a Covid-19. Nos três primeiros dias, 10.508 pessoas foram testadas e 117 (1,11%) deram resultado positivo.

 

Confira a coletiva completa:

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever