28.5 C
Brasília
19 abr 2024 15:41


Jorge Vianna participa do lançamento de frentes parlamentares em defesa da enfermagem na Câmara dos Deputados

Deputado cobrou apreciação de PL das 30 horas, em tramitação há 19 anos no Congresso

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), participou no Salão Nobre, da Câmara dos Deputados, na tarde de terça-feira (20), do lançamento da Frentes Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, coordenada pelo deputado Mauro Nazif (PSB-RO), e da Frente Parlamentar em Defesa das 30 Horas da Enfermagem, coordenada pelo deputado Célio Studart (PV-CE).

Acompanhado de sindicalistas, representantes do Conselho Regional de Enfermagem do DF (COREN-DF), Vianna lembrou a luta dos profissionais de enfermagem, que aguardam a aprovação há 19 anos, pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 2295/2000 que estabelece a carga horária de 30 horas, aos profissionais de enfermagem e pediu celeridade na apreciação do PL, naquela Casa.

Baixos salários

Vianna também falou sobre a baixa remuneração dos  profissionais de enfermagem, uma vez que a média do piso nacional dos salários é de R$ 1.200 para os técnicos em enfermagem e R$ 1.600 no caso dos enfermeiros.

“Se a gente começar a mostrar para a população, aos parlamentares o quanto nós sofremos, tenho certeza que essas trinta horas saíra. Caso contrário, vão achar que é regalia, luta sindical ou de partido de esquerda, o que não é. Essa luta é apartidária, nós somos todos do mesmo partido. E o partido é a enfermagem.”

Saúde do trabalhador

Na ocasião, Vianna observou ainda que os profissionais de saúde, sofrem com graves problemas de saúde, em consequência da falta de estrutura e de manuseio de equipamentos obsoletos nos ambientes de trabalho, tanto nas redes públicas quanto as privadas.

Para contextualizar, o deputado relatou viagem recente ao Canadá, onde teve a oportunidade de conhecer a atuação dos profissionais que têm a disposição, equipamentos modernos, a exemplo, de guindastes para movimentação de pacientes.

“Eu tive a oportunidade de conhecer um hospital público no Canadá e lá o técnico em enfermagem não faz força. Ele usa um guindaste para mudar um paciente de posição, colocar uma maca, enquanto nós levantamos paciente de 200 quilos.”, disse Vianna.

Reunião com Rodrigo Maia

Após a cerimônia, o deputado participou de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Juntamente com uma comitiva de representantes da Enfermagem, o parlamentar reiterou o pedido de apoio e celeridade na aprovação que reduz a carga horária da categoria.

Fonte: Jorge Vianna

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever