21.5 C
Brasília
10 dez 2024 02:33


Servidores do HRAN reclamam de refeitório em condições insalubres

Por Kleber Karpov

Os servidores do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) pedem socorro, por serem obrigados a realizarem as refeições, em ambiente insalubre do refeitório da unidade de saúde. A denúncia foi recebida por Política Distrital (PDNews), neste sábado, por servidor que pede sigilo da identidade.

Em imagens cedidas ao PDNews, é possível ver o teto do refeitório com extensões enormes com manchas proveniente de mofo e sinais de umidade. Condições essas que expõem os servidores a crises alérgicas graves. Em especial à profissionais de saúde que possam estar grávidas, além dos idosos.

“Situação absurda nas condições do refeitório do HRAN. Local de alimentação dos servidores tem condições absurdas no teto do local. As imagens enviadas demonstram o descaso no local onde servidores tomam café da manhã, almoçam e jantam na unidade hospitalar.”, afirmou.

De acordo com a fonte de PDNews, os profissionais de saúde pedem que a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) ou a gestão do próprio HRAN, aproveite o momento, com reformas em alguns setores, a extensão das obras, até o refeitório.

“O servidor espera que seja tomado providências seja pelo GDF ou até mesmo pela administração da unidade hospitalar. Outros setores do hospital estão sendo reformados mais acredito que o bem estar dos trabalhadores no momento de alimentação deva ser prioridade (HRAN) Hospital Regional da Asa Norte.”, pediu o servidor.

O que diz a SES

Por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom),  a SES-DF confirmou a execução de obras na unidade, no momento executadas no Pronto-Socorro (PS) e que identificou a necessidade de “revitalização e adequação aos processos mais modernos de preparo e acondicionamento alimentar bem como a parte estrutural/predial.”. Segundo a Pasta, o refeitório deve ter início das obras, após o término da reforma do PS, prevista para ainda neste mês.

Confira a resposta na íntegra:

“A Secretaria de Saúde informa que tem realizado uma série de revitalizações e reformas estruturais, seguindo as etapas de planejamento do HRAN.

Vale reforçar que refeitório do hospital passa por periódicas fiscalizações sanitárias, estando liberado para o uso, porém foram identificadas condições que necessitam de revitalização e adequação aos processos mais modernos de preparo e acondicionamento alimentar bem como a parte estrutural/predial.

Salientamos que, neste mês, será entregua a revitalização do PS e, conforme cronograma, as obras seguirão para a cozinha e refeitório.”