24.7 C
Brasília
22 abr 2026 20:02

Sedes Capacita Profissionais para Atendimento Humanizado de Vítimas LGBTQIAPN+

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) realizou, na quinta-feira (09/Set), o 4º Ciclo de Diálogos, um encontro que reuniu as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e do Centro Pop de Brasília. O evento teve como principal foco a capacitação dos profissionais para o atendimento humanizado à população LGBTQIAPN+ que é vítima de violações de direitos, promovendo debates cruciais sobre a diversidade sexual e de gênero no contexto do acolhimento.

O 4º Ciclo de Diálogos organizado pela Sedes-DF orientou profissionais do Creas e do Centro POP sobre o atendimento humanizado à população LGBTQIAPN+ vítima de violações de direitos | Foto: Divulgação/Sedes-DF

A iniciativa, que incluiu uma programação com apresentação artística e café da manhã – numa pitoresca mistura de política pública e evento social –, despertou uma observação irônica. Enquanto a pasta se dedica a “garantir que todos, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual, tenham seus direitos respeitados e protegidos”, conforme destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, a necessidade em si deste treinamento revela um paradoxo social. É lamentável que, após décadas de debate sobre direitos humanos, os profissionais da assistência social ainda precisem de “diálogos” e “reflexões” básicos para “promover um atendimento que valoriza cada vez mais a diversidade”, como se a humanidade e o respeito não fossem pré-requisitos fundamentais para o exercício da função pública. A  ressaltou:

“Esse encontro reafirma nosso compromisso em garantir que todos, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual, tenham seus direitos respeitados e protegidos. Por meio de encontros e reflexões dos nossos profissionais, buscamos promover um atendimento que valoriza cada vez mais a diversidade”, disse Ana Paula Marra.

Entre os tópicos centrais discutidos durante o ciclo de capacitação, houve a devida distinção entre conceitos como a identidade e a expressão de gênero, o sexo biológico e a orientação sexual, demonstrando que, para o serviço público, o básico requer um glossário oficial. O evento também abriu espaço para o diálogo direto com representantes do movimento LGBTQIAPN+, sigla que abrange as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexo, assexuais, pansexuais e não binárias, entre outras classificações, reforçando a relevância do tema para a realidade prática dos atendimentos.

Aline Pinho, coordenadora da Proteção Social de Média Complexidade da Sedes, justificou a iniciativa, expondo a fragilidade na base de conhecimento dos servidores. De acordo com a coordenadora, ao longo do ano, em uma série de encontros voltados à discussão de temas relevantes para a realidade dos profissionais e usuários, “identificamos que a pauta da diversidade ocupa um lugar central e ainda desperta muitas dúvidas. Então, nosso objetivo é capacitar os servidores para assegurar um atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor ao público”. Esse diagnóstico confirma a triste realidade de que a falta de preparo ou o preconceito obriga o Estado a gastar recursos em treinamentos sobre o que deveria ser senso comum no acolhimento de populações vulneráveis.

O papel do Creas na Proteção

O debate sobre acolhimento humanizado ganha contornos mais dramáticos quando se entende a diferença na função da unidade especializada. O Creas, ao contrário do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que se dedica primariamente à prevenção de violações, atua no momento em que indivíduos ou famílias já tiveram seus direitos violados. O objetivo primordial da unidade é prestar auxílio e viabilizar a superação dos danos causados por situações graves, como violências, maus-tratos ou negligência familiar contra adultos, crianças e idosos.

A unidade especializada oferece acompanhamento contínuo e especializado, que se inicia com a escuta qualificada e o atendimento emergencial. Além disso, no espaço são feitos encaminhamentos para a rede de serviços essenciais, como saúde, educação, segurança e moradia, além da inclusão de famílias em programas e benefícios socioassistenciais. O Distrito Federal possui uma rede de 13 unidades de Creas espalhadas por diferentes regiões administrativas, incluindo o notável Creas da Diversidade, que fica no Plano Piloto e é especificamente direcionado para a atenção a situações de discriminação ligadas à orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou religiosidade.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Mais de 4 mil recém-nascidos foram beneficiados com leite humano no DF este ano

Por Kleber Karpov Um total de 4.089 recém-nascidos foram beneficiados...

Policial militar agride homem com tapa durante abordagem em Natal

Por Kleber Karpov Um policial militar foi filmado agredindo um...

Prefeitura de Faina (GO) retoma concurso público com salários de até R$ 13,5 mil

Por Kleber Karpov A Prefeitura Municipal de Faina definiu um...

PDT aciona STF para anular eleição de Douglas Ruas na Alerj

Por Kleber Karpov O Partido Democrático Trabalhista (PDT) protocolou, nesta...

Governadora premia vencedores da Maratona Brasília 2026

Por Kleber Karpov A governadora Celina Leão premiou os vencedores...

Celina Leão participa de eventos em celebração ao aniversário de 66 anos de Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Destaques

Vacina na gestação fortalece a saúde materna e protege o bebê desde os primeiros meses de vida

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Mais de 4 mil recém-nascidos foram beneficiados com leite humano no DF este ano

Por Kleber Karpov Um total de 4.089 recém-nascidos foram beneficiados...

Policial militar agride homem com tapa durante abordagem em Natal

Por Kleber Karpov Um policial militar foi filmado agredindo um...

Lula visita Portugal, discute integração econômica e situação da comunidade brasileira no país

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva,...

Prefeitura de Faina (GO) retoma concurso público com salários de até R$ 13,5 mil

Por Kleber Karpov A Prefeitura Municipal de Faina definiu um...