Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou a capacitação de 28,8 mil servidores entre janeiro e dezembro de 2025 (30/Dez). O balanço técnico da pasta indica um crescimento expressivo em relação aos 5,7 mil participantes do ano anterior. Com uma força de trabalho ativa de 33,8 mil profissionais, a gestão priorizou o treinamento em áreas como gestão financeira e atendimento clínico avançado. A coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento, Mabelle Roque, explicou que as formações qualificam as entregas diretas para a população brasiliense.
A SES-DF implementou o Plano de Educação Permanente em Saúde (Peps) para organizar o fluxo de aprendizagem dos servidores. O programa divide o conteúdo em seis trilhas temáticas que abrangem a vigilância em saúde e a atenção hospitalar. Os gestores planejaram que cada trabalhador realize múltiplos cursos de acordo com a área de atuação técnica. O interesse dos profissionais se refletiu na adesão recorde registrada nos sistemas de monitoramento da subsecretaria de gestão de pessoas.
Ampliação do quadro de pessoal

A administração pública reforçou o atendimento direto com a admissão de 314 servidores de carreira em 30 de dezembro. O grupo inclui agentes comunitários de saúde, agentes de vigilância ambiental e auditores de atividades urbanas. O governo também autorizou a contratação de médicos especialistas em pediatria, psiquiatria e cirurgia geral. Além das vagas efetivas, os gestores realizaram a contratação temporária de 313 profissionais para suprir demandas emergenciais na rede assistencial.
A estratégia de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu a ampliação da carga horária de 208 servidores. Profissionais que atuavam 20 horas semanais passaram a cumprir jornada de 40 horas em diversas especialidades técnicas. A mudança beneficiou categorias como cirurgiões-dentistas, enfermeiros e técnicos de laboratório. A gestão deve manter o foco na qualificação contínua para assegurar a eficiência operacional das unidades de saúde pública.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










