18.7 C
Brasília
12 nov 2025 03:06

Polícia de São Paulo prende 57 pessoas por venda de bebida alcoólica adulterada

Operação "Fonte do Veneno" desmantela esquema de falsificação com metanol em oito cidades paulistas; estado concentra 28 dos 32 casos confirmados de intoxicação no país

Por Kleber Karpov

A Polícia Civil de São Paulo prendeu 57 pessoas em todo o estado neste ano por envolvimento na venda de bebidas alcoólicas adulteradas. Em uma operação deflagrada nesta terça-feira (14), denominada “Poison Source: Fonte do Veneno”, seis suspeitos foram detidos em uma ação para desmantelar a produção e comercialização de produtos falsificados contendo metanol, uma substância altamente tóxica.

Operação “Fonte do Veneno”

A ofensiva policial cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em oito cidades: a capital, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara. Segundo as autoridades, a operação foi iniciada após a prisão em flagrante de um dos maiores fornecedores de insumos e bebidas falsificadas do estado, o que permitiu a identificação de outros elos da cadeia criminosa.

O esquema consistia na adulteração de bebidas alcoólicas com metanol para aumentar o volume e o lucro na comercialização ilegal. A substância, quando ingerida, pode causar cegueira, danos neurológicos permanentes e até a morte, representando um grave risco à saúde pública.

Alerta nacional

O avanço das investigações ocorre em um momento de alerta nacional para a intoxicação por metanol. De acordo com o mais recente boletim do Ministério da Saúde, já foram registradas 213 notificações suspeitas em todo o país. Desse total, 32 casos foram confirmados, sendo a grande maioria em São Paulo (28). Os demais casos confirmados ocorreram no Paraná (3) e no Rio Grande do Sul (1).

Até o momento, cinco óbitos foram confirmados em São Paulo devido à ingestão de bebida adulterada. Outras nove mortes estão sob investigação em São Paulo (3), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1) e Ceará (1). As autoridades de saúde continuam a investigar 181 casos suspeitos, enquanto outros 320 já foram descartados.

Programação:

  • 12h às 15h – Pintura de rosto e encontro com personagens
  • 13h às 14h30 – Oficinas natalinas
  • 13h às 13h30 – Oficina de cartinha para o Papai Noel
  • 13h30 às 14h – Oficina de gorro do Papai Noel
  • 14h às 15h – Oficina de cupcake
  • 15h às 15h30 – Musical de Natal com Broadway Show
  • 15h30 – Espetáculo “Chavito em Acapulco”
  • 16h30 às 17h – Parada de Natal
  • 17h às 18h – Fotos com Papai e Mamãe Noel

Serviço: Chegada do Papai Noel no Venâncio Shopping

Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: De 12h às 18h
Local: Piso térreo – Venâncio Shopping
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre para todos os públicos

Oficinas natalinas:
Inscrições antecipadas pelo site: www.venancioshopping.com.br  . Vagas limitadas.
Sujeito a lotação

Venâncio Shopping
SCS Q 8 – Asa Sul
Informações: (61) 3208-2000
Canais digitais: www.venancioshopping.com.br
Instagram: @venancioshopping




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Drones intensificam mapeamento do mosquito da dengue no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

IGESDF deve modernizar serviços de cardiologia e oftalmologia do Hospital de Base

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

UBS 1 de Vicente Pires deve inaugurar dois consultórios odontológicos

Por Kleber Karpov A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1...

Anvisa deve determinar retirada de duas marcas de suplementos alimentares do mercado

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Derrite recua em redução de atuação da Polícia Federal na atuação contra o crime organizado

Por Kleber Karpov O deputado Guilherme Derrite (PP-SP), relator do...

Destaques

Drones intensificam mapeamento do mosquito da dengue no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Ibaneis anuncia início de reforma do Estádio Augustinho Lima com novo gramado e pista de atletismo

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) deve...

IGESDF deve modernizar serviços de cardiologia e oftalmologia do Hospital de Base

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

UBS 1 de Vicente Pires deve inaugurar dois consultórios odontológicos

Por Kleber Karpov A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1...

Demografia da enfermagem deve revelar crescimento de postos de trabalho em todos os níveis de atenção

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde deve lançar, nesta...