27.5 C
Brasília
11 dez 2025 15:37

Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem 2025 para consulta de candidatos

Documento oficial liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira inclui cadernos e respostas das 90 questões objetivas

Por Kleber Karpov

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta quinta-feira (13/Nov), os gabaritos oficiais das provas objetivas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (c) 2025. O gabarito está disponível para consulta por meio dos cadernos de provas aplicados aos candidatos.

Os participantes devem acessar a Seção Provas e Gabaritos e clicar no ano 2025 para ter acesso aos cadernos (azul, amarelo, branco e verde) e aos gabaritos de cada um. Também estão disponíveis os cadernos de provas com recursos de acessibilidade, a exemplo das versões em braile, Libras, com fonte e imagens ampliadas e superampliadas.

Conteúdo e cálculo de notas

Estão disponíveis as respostas das 90 questões objetivas do exame. Dessas, 45 são de múltipla escolha da área de linguagens, que inclui língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. As outras 45 questões correspondem à área de ciências humanas, que abrange história, geografia, filosofia e sociologia.

O número de respostas corretas do candidato não deve corresponder à nota final. Para o cálculo do desempenho do estudante, o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Este modelo matemático deve considerar a coerência das respostas corretas e o grau de dificuldade de cada questão, identificando a consistência da participação.

Próximas provas e reaplicação

As provas do Enem 2025 foram aplicadas no último domingo, 9 de novembro, em 164.906 salas, distribuídas em 1.805 municípios de todas as 27 unidades da federação.

No próximo domingo, 16 de novembro, ocorre o segundo dia de provas do Enem 2025. Os candidatos devem testar os conhecimentos nas áreas de matemática, biologia, química e física, com foco total em raciocínio lógico e aplicação de fórmulas.

Os candidatos que perderem um dos dias de prova do Enem por motivos de doenças infectocontagiosas ou por problemas logísticos podem pedir para fazer a reaplicação do exame nos dias 16 e 17 de dezembro. A reaplicação da prova só deve ser possível para os casos previstos no edital. O prazo para solicitar a nova aplicação das provas deve ir de 17 de novembro até as 12h (horário de Brasília) do dia 21 de novembro, por meio da Página do Participante no site do Inep.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Justiça suspende benefícios vitalícios de Bolsonaro durante prisão

Por Kleber Karpov A Justiça Federal em Minas Gerais determinou...

Câmara decide suspender deputado Glauber Braga por 6 meses

Por Kleber Karpov O Plenário da Câmara dos Deputados decidiu,...

Banco Central mantém taxa de juros básicos em 15% ao ano pela quarta vez seguida

Por Kleber Karpov O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve,...

Organizações pedem veto à criação de licença-compensatória no TCU

Por Kleber Karpov Oito organizações da sociedade civil enviaram ontem...

Nosso Natal: Ação eleva esperança e felicidade a 2 mil crianças

Por Kleber Karpov Cerca de 2 mil crianças do Distrito...

LOA: Câmara Legislativa do DF aprova Orçamento de R$ 74,4 bilhões para 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Jorge Vianna critica omissão do SindSaúde-DF e exalta coragem de Sinpro-DF e Sindate-DF

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Vianna (PSD) utilizou...

Destaques

Justiça suspende benefícios vitalícios de Bolsonaro durante prisão

Por Kleber Karpov A Justiça Federal em Minas Gerais determinou...

Câmara decide suspender deputado Glauber Braga por 6 meses

Por Kleber Karpov O Plenário da Câmara dos Deputados decidiu,...

Banco Central mantém taxa de juros básicos em 15% ao ano pela quarta vez seguida

Por Kleber Karpov O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve,...

Organizações pedem veto à criação de licença-compensatória no TCU

Por Kleber Karpov Oito organizações da sociedade civil enviaram ontem...

Nosso Natal: Ação eleva esperança e felicidade a 2 mil crianças

Por Kleber Karpov Cerca de 2 mil crianças do Distrito...