19.5 C
Brasília
06 dez 2025 12:34

IGESDF recebe 38 novos computadores para impulsionar a telemedicina no SUS 

Equipamentos doados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF devem ampliar teleconsultas e teleinterconsultas para milhares de pacientes

Por Kleber Karpov

Milhares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal devem se beneficiar com a ampliação das ações de Telemedicina do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF). A melhoria será possível graças à entrega de 38 novos computadores, doação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI-DF) (12/Nov), na Central de Abastecimento do IGESDF. Os equipamentos devem reforçar as frentes de Teleconsulta e Teleinterconsulta, agilizando diagnósticos e elevando a qualidade do atendimento.

A entrega contou com a presença do secretário da SECTI-DF, Rafael Moreira Vitorino, do presidente do IGESDF, Cléber Monteiro, e do diretor de Atenção à Saúde, Rodolfo Lira, além de outros gestores do Instituto.

Maria Célia, mãe da vice-governadora do Distrito Federal, representou a vice-governadora Celina Leão no evento e destacou a relevância da iniciativa para o setor público, além de ressaltar a importância de melhorar a estrutura de informação das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).

“Essa doação mostra o quanto o trabalho conjunto pode transformar a vida das pessoas. É um gesto que aproxima o atendimento da população e fortalece a saúde pública. Agora temos que equipar as UPAs também”, afirmou Maria Célia.
Maria Célia, mãe da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão destacou a relevância da iniciativa e a importância de seguir investir em soluções digitais no setor público – Foto: Divulgação / IGESDF

Tecnologia a serviço do cuidado

O presidente Cléber Monteiro reforçou que o foco principal da gestão é o paciente. Segundo ele, a modernização dos processos deve ser essencial para garantir uma saúde pública mais ágil e resolutiva. “Nosso foco é o paciente. Nós precisamos reduzir o tempo de espera, otimizar o fluxo e ampliar o acesso aos atendimentos especializados. Essa doação representa mais um passo na construção de uma rede eficiente e humanizada”, ressaltou Monteiro.

O secretário Rafael Vitorino destacou a importância da união entre inovação e gestão pública. “A SECTI tem orgulho de colaborar com iniciativas que unem tecnologia e saúde. Ver a inovação sendo aplicada para melhorar o cuidado à população é a prova de que nós estamos no caminho certo”, afirmou o secretário Rafael Vitorino.

Cleber Monteiro, presidente do IGESDF (Esquerda) e Rafael Vitorino (Direita), secretário de Ciência e Tecnologia durante entrega de computadores ao Instituto – Fotos: Divulgação/Secti-DF

A gerente de Comando Estratégico da Diretoria de Atenção à Saúde, Lillian Campos, apresentou o funcionamento da Teleinterconsulta ao secretário e explicou como os novos computadores devem potencializar o alcance do programa.

“Esses equipamentos devem permitir ampliar a comunicação entre especialistas e médicos das nossas unidades. Isso deve se traduzir em diagnósticos mais rápidos e decisões clínicas mais seguras, impactando diretamente o atendimento ao paciente”, explicou Lillian Campos.

Frentes estratégicas de modernização

O Instituto atua com duas modalidades de atendimento remoto: a Teleinterconsulta e a Teleconsulta. Ambas visam a aprimorar o cuidado aos usuários do SUS, fortalecer a atenção primária e melhorar os desfechos clínicos em toda a rede do DF.

A Teleinterconsulta é um serviço de apoio diagnóstico entre médicos. Ele conecta especialistas e generalistas das unidades de saúde para agilizar a condução dos casos clínicos, evitar encaminhamentos desnecessários e aumentar a resolutividade das equipes locais. Com a nova estrutura, deve ser possível ampliar os postos de trabalho virtuais e garantir que os pareceres médicos continuem sendo emitidos em até 48 horas.

A Teleconsulta, implantada em maio de 2025, oferece atendimento remoto a pacientes classificados como “verdes”, que possuem queixas agudas de menor gravidade. Desde a implementação, o serviço já realizou 9.618 consultas. A iniciativa deve contribuir para desafogar as emergências e aprimorar o fluxo dos usuários dentro da jornada do SUS.

O presidente Cléber Monteiro complementou que a Teleconsulta mostra que é possível unir eficiência e acolhimento. “Com tecnologia, nós conseguimos cuidar melhor, mais rápido e mais perto de quem precisa”, concluiu o presidente.

A ação faz parte do Projeto Reciclotech, programa da Secti voltado à inclusão digital e sustentabilidade. O projeto promove o reaproveitamento de equipamentos eletrônicos e o fortalecimento de iniciativas tecnológicas em órgãos públicos e instituições sociais.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...