Ibaneis Rocha cria Divisão de Combate a Atentados Criminosos e Antiterrorismo no DF

Divisão deve atuar na prevenção, mapeamento e combate a atentados terroristas da Capital do País

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) solicitou a criação, na quinta-feira (14/Nov), da Divisão de Combate a Atentados Criminosos e Antiterrorismo (Dicac), dentro do organograma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A divisão, inicialmente composta por dois delegados e 23 agentes da PCDF, deve atuar na prevenção, mapeamento e combate a atentados terroristas no DF

Rocha lembrou que o DF é uma das unidades da federação mais segura do país e a criação da divisão de combate ao terrorismo no DF tem por finalidade manter esse status à capital do país.

“Não permitiremos que qualquer pessoa atente contra a capital de todos os brasileiros e contra as instituições que protegemos e abrigamos com todo respeito e carinho na nossa cidade. Temos as forças de segurança mais preparadas do país e essa nova divisão da PCDF terá todas as condições para executar um trabalho de alto nível”, disse Rocha.

Na mesma linha, a governadora do DF, em exercício, Celina Leão (Progressista), reforçou a importância da nova divisão para que a  Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), por intermédio da PCDF, passe a ter ainda mais expertise na elucidação de crimes dessa natureza. “Faremos, sempre, tudo para manter o DF um local seguro. Essa divisão é uma frente importante e terá a mesma qualidade de excelência já conhecida da PCDF”, pontuou.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública do DF (SSP-DF), Sandro Avelar, a decisão do governador em criar a Divisão Antiterrorismo, “veio em boa hora”. Avelar ressaltou que o DF vive uma nova realidade, sob a ótica da segurança pública, algo que acaba por exigir a adoção de novas medidas.

“A cada dia fica mais claro que Brasília, por ser a sede dos Três Poderes, fica muito mais exposta a ataques dessa natureza que as outras capitais. Embora tenhamos ótimos índices no combate à criminalidade em geral, é preciso dar uma atenção especial a essa nova modalidade de crime, que, infelizmente, tem se repetido de forma preocupante no mundo todo”, disse Avelar.

Atentado

A iniciativa de Rocha é uma pronta resposta do GDF ao ato terrorista, praticado por Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, morador do município de Rio do Sul em Santa Catarina e responsável pelas explosões na Praça dos Três Poderes.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

Justiça do DF manda Virginia Fonseca apagar publicidade irregular de bets

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou que...

PT aciona TSE contra fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Por Kleber Karpov A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil),...

Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ouvidoria do MPDFT capacita equipe do Disque 100 sobre violência policial

Por Kleber Karpov O ouvidor do Ministério Público do Distrito...

Frota de ambulâncias do DF passam a circular com sistema de câmeras e monitoramento

Por Kleber Karpov A frota de ambulâncias do Distrito Federal...

Destaques

Justiça do DF manda Virginia Fonseca apagar publicidade irregular de bets

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou que...

PT aciona TSE contra fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Por Kleber Karpov A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil),...

Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ouvidoria do MPDFT capacita equipe do Disque 100 sobre violência policial

Por Kleber Karpov O ouvidor do Ministério Público do Distrito...

MPDFT atua para prevenir candidaturas fictícias e violência política de gênero nas eleições de 2026

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...