Hospital universitário de brasília realiza semana da consciência negra com foco em saúde antirracista

Evento com o tema “Raízes que Curam” ocorre de 17 à 19 de novembro e conta com participação do enfermeiro e ex-BBB César Black

Por Kleber Karpov

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está a promover a “Semana da Consciência Negra” de segunda (17/Nov) a quarta-feira (19/Nov). O evento, gratuito e aberto ao público tem o tema “Raízes que Curam”. A programação concentra-se em uma série de atividades voltadas para a promoção de uma saúde livre do racismo estrutural e institucional.

O cronograma especial acontece no Auditório I e inclui palestras, rodas de conversas, e a exibição de um filme e de um minidocumentário. A iniciativa busca sensibilizar profissionais, estudantes e gestores para tornar o compromisso com a equidade racial uma diretriz permanente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Espaço de escuta e transformação

Janayna Bispo, chefe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HUB e coordenadora do evento, explicou que a proposta da programação deve criar um espaço de escuta, reconhecimento e transformação. O objetivo é valorizar a presença negra no hospital, promover reflexões sobre o racismo e discutir caminhos para práticas em saúde mais inclusivas e antirracistas.

“O Novembro Negro é um momento de reafirmação da nossa história, da nossa ancestralidade e da luta contínua por equidade racial”, assinalou Janayna Bispo. Ela destacou a oportunidade de valorização das trajetórias negras que, apesar das adversidades, devem seguir a sustentar o SUS e outros espaços de cuidado.

A coordenadora concluiu que o enfrentamento ao racismo na saúde se inicia quando há o reconhecimento de sua existência. “Na saúde, essa data nos faz olhar com mais atenção para as desigualdades que atravessam o cuidado, o acesso e as relações de trabalho. É um momento para fomentar discussões, formações e práticas que desnaturalizem o racismo”, afirmou Janayna.

Destaques da programação

A programação teve início na segunda-feira com a sessão de cinema do filme Estrelas Além do Tempo. Na terça-feira (18/Nov), as atividades devem incluir as palestras “Saúde mental da mulher negra” e “Vivência guiada de Letramento Racial”, além de rodas de conversas sobre “Racismo Estrutural e Políticas Públicas” e “Educação Antirracista na Formação em Saúde: Como Transformar Currículos e Práticas?”.

A quarta-feira (19/Nov) deve ter o lançamento do minidocumentário “Entre saberes e vivências negras no HUB”, que traz relatos de colaboradores negros do hospital. O encerramento deve ter a roda de conversa “Nossas Potências: Experiências e Inspirações Negras no HUB” e a palestra “Personalidades negras da área da saúde”, com a participação de César Black, ex-BBB e atual enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva do HUB.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

STF: Gilmar Mendes propõe vertar atuação de delegados da Polícia Federal em assessorias de ministros

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo...

Celina Leão tem 36,5% das intenções de voto, 15,8 pontos percentuais a frente de José Arruda na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa eleitoral do Instituto IGAPE,...

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...